O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) foi um dos órgãos que protocolou pedido de vagas junto ao Ministério do Planejamento em maio. A solicitação do órgão, inicialmente de 1.630 vagas, pulou para 1.888 postos. As oportunidades contemplam cargos de níveis médio e superior.
Importante frisar que o quantitativo não cria novas vagas, mas, repõe o quadro de servidores que passa por grave déficit funcional. O desfalque foi originado por aposentadorias e pedidos de exoneração e, como as última seleções para o órgão já têm cinco e seis anos, não houve novas entradas.
A realização de um novo concurso para sanar o “buraco” de recursos humanos do Ibama é urgente. O presidente da Associação de Servidores do Ibama do DF (Asibama DF), Jonas Moraes Corrêa, alerta que as consequências da falta de pessoal são graves e começam a ser notadas.
Com número apertado de servidores, atividades como licenciamento ambiental, fiscalização e unidades de conservação estão sendo afetadas. Corrêa aponta, ainda, que o déficit pode ficar pior, pois, um bom número de servidores já está em condições de se aposentar. Na área de Fiscalização, por exemplo, a estimativa é de mais de mil profissionais nesta situação.
Se atendido, o Concurso IBAMA trará chances nas seguintes carreiras:
- Nível Médio: 759 vagas para técnico administrativo. Remuneração inicial de R$ 4.408,94 contando com auxílio alimentação.
- Nível Superior: 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo. Remuneração inicial de R$ 9.389,84 contando com auxílio alimentação.
Cargos Concurso IBAMA
Como mencionado, o Concurso IBAMA trará vagas nas carreiras de técnico e analista administrativo, além de analista ambiental. Confira mais detalhes sobre cada uma.
- Técnico Administrativo: atua em atividades de cunho administrativo e logístico, bem como no suporte técnico e administrativo às unidades do Ibama. Pode executá-las em áreas de documentação, controle interno, gestão de material, pessoas e patrimônio, dentre outras.
- Analista Administrativo: atua em atividades administrativas e logísticas de nível superior, como gestão de materiais e pessoas, acompanhamento da execução e fiscalização de contratos, atendimento aos públicos interno e externo, elaboração e arquivamento de documentos, dentre outros.
- Analista Ambiental: sua atuação se dá no planejamento ambiental, organizacional e estratégico para implantação de políticas de meio ambiente.
O que cai no Concurso IBAMA?
A tirar pelos últimos editais, o candidato interessado em ingressar no quadro funcional do Ibama pode preparar-se a partir das seguintes matérias:
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Atualidades
- Matemática
- Ética no Serviço Público
- Noções de Direito – Administrativo, Constitucional
- Legislação do Setor de Meio Ambiente (Ibama)
- Noções de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade Pública
- Noções de Gestão de Pessoas
- Noções de Arquivologia
- Licenciamento ambiental: Licenciamento Ambiental Federal, Socioeconomia relacionada ao Licenciamento Ambiental Federal, Infraestrutura e Gestão Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal
- Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria: Informática, Raciocínio Lógico, Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria Ambiental
- Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental: Língua Inglesa, Gestão de Resíduos Sólidos e Substâncias Perigosas, Proteção da Atmosfera, Poluição Sonora, Remediação Ambiental e Dispersantes Químicos, Noções de Pedologia, Ecotoxicologia, Química Ambiental e Fitossanidade, Segurança Química
Último Concurso IBAMA
O Instituto realizou suas últimas seleções em 2012 e 2013. Na primeira, organizada pelo Cebraspe, a oferta foi de 300 vagas na carreira de técnico administrativo. Os candidatos foram avaliados por meio da aplicação de provas objetivas e perícia médica.
As vagas seguiram para lotação nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, DF, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O concurso seguinte, também organizado pelo Cebraspe, disponibilizou 61 vagas na carreira de analista administrativo. As etapas de seleção foram as mesmas da anterior. Os aprovados foram lotados nos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, DF, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Saiba mais sobre os concursos promovidos pelo IBAMA aqui.