Novo concurso com 555 vagas foi solicitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no mês de maio. A Pasta foi um dos órgãos a protocolar pedidos junto ao Ministério do Planejamento. As oportunidades, aliás, viriam em boa hora, tendo em vista as reivindicações por parte de servidores.
A solicitação foi encaminhada ao Planejamento no dia 30 de maio e uma das carreiras contempladas é a de auditor fiscal. No geral, o pedido contempla cargos de níveis médio e superior.
As oportunidades solicitadas se distribuem entre as seguintes carreiras:
- Auditor fiscal federal agropecuário: zootecnista (dez), engenheiro agrônomo (100), farmacêutico (duas) e químico (três)
- Agentes de atividades agropecuárias (200), administrativo (40), inspeção sanitária e industrial de produto de origem animal (100)
- Estatístico: (dez)
- Economista: (dez)
- Analista técnico administrativo: (80)
Acontece que, mesmo perante o atendimento integral das vagas, o quantitativo não será suficiente para suprir o déficit de 2.500 postos no quadro de servidores. Somente na carreira de auditor, a carência chega a 1.600 profissionais na fiscalização animal, além de 900 servidores nas condições de se aposentar.
A redução de mão de obra vem na contramão do crescimento de 123% apresentado no Valor Bruto de Produção do setor Agropecuário nos últimos 20 anos. Os dados foram apresentados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no ano passado.
Manifestação
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) prevê mobilização nacional marcada para amanhã (29). Entre as reivindicações, estão a equiparação com outras carreiras de auditores e a realização de novo concurso público.
Todas as delegacias da Anffa Sindical comportarão, ao longo do dia, atividades no sentido informar a sociedade a respeito dos temas, além de sensibilizar MAPA e Planejamento quanto às reivindicações.
Vale lembrar que, além das novas vagas, o MAPA solicitou a convocação de 150 auditores fiscais aprovados no último concurso para a especialidade de médico veterinário.
Últimos concursos
Em 2017, o MAPA realizou concurso para auditor fiscal agropecuário – especialidade veterinário. O cargo exige formação de nível superior na área e dá direito à remuneração inicial de R$ 15.042,71. Em junho, o Planejamento autorizou a convocação de 300 aprovados no certame.
Três anos antes, ou seja, em 2014, o MAPA lançou concurso com 796 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Foram registradas 412.118 inscrições nas oportunidades distribuídas para diversos estados, incluindo o Distrito Federal.
A validade do certame foi expirada em 2016, após prorrogação. Os dois concursos promoveram contratações pelo regime estatutário, que garante estabilidade após o estágio probatório.
Mais informações sobre os concursos do MAPA aqui.