scorecardresearch ghost pixel



Concurso Procon MA prevê lançamento de edital com 51 vagas!

Certame trabalha na escolha da banca organizadora e ofertará 51 vagas em cargos de níveis de fundamental e superior.



Concurso à vista promovido pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do MaranhãoAo que tudo indica, o Concurso Procon MA deve ser lançado neste ano, trazendo 51 vagas em cargos de níveis fundamental e superior. Órgão trabalha na escolha da banca organizadora da seleção.

O certame foi anunciado em janeiro pelo governador, Flávio Dino, como uma das prioridades de sua gestão. A partir daí, várias previsões para lançamento do edital foram informadas. Primeiro, em março, durante solenidade do Viva/Procon.

Depois, no primeiro semestre do ano, segundo adiantado em abril pelo presidente da instituição, Duarte Júnior. Porém, a expectativa é de que o edital seja, de fato, lançado em 2018 mas, a data só pode ser precisada após a definição da banca organizadora.

Este será o segundo concurso público promovido pelo Procon MA. Por isso, seu presidente aponta a realização do mesmo em prol da qualificação dos serviços prestados à população.

Cargos Concurso Procon MA

O edital do Concurso Procon MA deve trazer, quando publicado, dez vagas para conciliador e 40 para auxiliar de serviços. Os cargos exigem graduação em Direito e formação de nível fundamental, respectivamente, com remunerações iniciais que chegam a R$ 4 mil.

Além das vagas mencionadas para contratação imediata, é prevista a formação de cadastro de reserva. Porém, informações como o quantitativo de vagas, lotação e remuneração inicial confirmada só devem ser confirmadas mediante o lançamento do edital.

Provas Concurso Procon MA

Mesmo que o edital, ainda, não tenha sido publicado, o candidato pode basear-se no aplicado na seleção anterior, realizada no ano passado. A estrutura, então, deve ser de provas objetivas e discursivas.

Entre os possíveis conteúdos cobrados, estão:

  • Legislação Especial
  • Direito do Consumidor
  • Direito (Civil, Constitucional, Empresarial, Administrativo)
  • Noções de Economia e Administração

Nas provas discursivas, os candidatos devem elaborar resposta a duas questões sobre itens do conteúdo programático.

Concurso Procon MA 2017

O primeiro concurso realizado pelo Procon MA foi lançado no ano passado disponibilizando dez vagas na carreira de Fiscal de Defesa do Consumidor. Para concorrer, os candidatos precisavam ter  nível superior em qualquer área. Remuneração inicial de R$ 3.890,00.

Os participantes passaram por testes objetivos e discursivos aplicados em novembro na cidade de São Luis, capital do estado. A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi escolhida como banca organizadora do certame.

Informações completas podem ser verificadas no edital, disponível pelo link: EDITAL CONCURSO PROCON MA 2017

Detalhes sobre o Procon MA

O Procon MA tem, por finalidade, promover a defesa do consumidor no âmbito estadual. Por isso, recebe reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e de serviços, bem como a apuração desses atos, quer seja na esfera administrativa ou judicial.

Entre suas atribuições, estão executar a política nacional de proteção ao consumidor; prestar orientação permanente sobre direitos e garantias do consumidor; levar as infrações que violarem os interesses do consumidor ao conhecimento dos órgãos competentes, entre outras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário