Mais um edital à vista para 2018, desta vez, pela Advocacia Geral da União (Concurso AGU)! O órgão deve anunciar, nos próximos dias, o nome da empresa escolhida para a organização do certame. Com isso, o edital pode ser lançado até o mês de dezembro!
De fato, a AGU tem até o dia 14 de dezembro para lançar seu edital, conforme expresso na portaria autorizativa publicada em junho. No momento, o órgão estuda a distribuição das 100 vagas previstas pelos estados brasileiros, todas contemplando cargos de nível superior.
Vale lembrar que o Concurso AGU foi, extraoficialmente, autorizado no ano passado. Desde então, o pedido tramita junto ao Planejamento, registrando intensas movimentações antes de sua autorização oficial.
Porém, mesmo sem ela, o órgão adiantou os trâmites do certame, elaborando o projeto básico do edital. O documento já foi, inclusive, enviado às empresas interessadas na organização do concurso.
Concurso AGU 2018
Os cargos contemplados pelas 100 vagas previstas para o certame já foram definidos. São eles:
- Contador: uma vaga
- Bibliotecário: uma vaga
- Arquivista: duas vagas
- Técnico em assuntos educacionais: duas vagas
- Técnico em comunicação social: cinco vagas
- Analista técnico administrativo: dez vagas
- Administrador: 48 vagas
Todas as carreiras exigem formação de nível superior com remuneração inicial de R$ 6.200,00. O valor inclui gratificações e salário base.
A nova seleção é urgente, tendo em vista a grave situação deficitária apresentada pelo quadro de servidores do órgão. Dos 4 mil postos componentes da força de trabalho, apenas 1.500 são, de fato, efetivos da instituição porque os demais são provenientes de outros órgãos, fazendo com que haja uma defasagem de 2.500 profissionais.
A AGU tem, ainda, projeto de lei tramitando na CLDF cujo texto cria o Plano Especial de Cargos de Apoio. O total de vagas a serem criadas, segundo o PL 6.788/2017, é de 3 mil postos.
Último concurso
A Advocacia Geral da União realizou sua última seleção em 2015, tendo o Cebraspe como banca organizadora. Na ocasião, disponibilizou 84 oportunidades para Advogado da União, com remuneração de R$ 17.330,33.
No ano anterior, o órgão abriu 60 vagas para técnico e analista, sob a organização do Idecan. A convocação, no entanto, foi de 71 candidatos aprovados, o que mostra número maior de nomeações que o previsto em edital.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas compostas por 80 questões de conhecimentos básicos e específicos. Nelas, foram cobrados conteúdos de Conhecimentos Gerais, Específicos, além de Língua Portuguesa, Noções de Informática e Raciocínio Lógico. Inscritos a cargos específicos responderam, também, a questões sobre Língua Inglesa.
Maiores informações sobre o certame podem ser obtidas pelo edital, acessível através do link: EDITAL AGU 2014
Qualifique-se agora! Confira uma lista de cursos grátis com certificado válido.