scorecardresearch ghost pixel



Concurso da Advocacia Geral está em estudo com 200 vagas para advogado e procurador

Último certame aconteceu no ano de 2018 com 100 vagas distribuídas entre sete cargos de nível superior.



O procurador da Fazenda Nacional, Jurandir Ferreira, confirmou que a Advocacia Geral da União (AGU) pretende realizar novo concurso público com a oferta de 200 vagas. O anúncio foi dado em uma rede social na terça-feira, 17 de novembro.

Segundo o procurador, foi aprovada a realização de uma análise orçamentária com o objetivo de levantar as necessidades do novo concurso AGU que deve oferecer vagas para os seguintes cargos:

  • procurador federal – 100 vagas;
  • advogado da união – 100 vagas.

Ainda segundo Jurandir Ferreira, também foi destacada a necessidade de contratar pessoal para apoio administrativo, contudo, em razão da Lei Complementar 173, as novas contratações deverão ser destinadas somente ao preenchimento de cargos vagos.

Cargos vagos

Conforme dados da própria AGU, atualmente o órgão possui mais de 500 cargos vagos. O novo edital está em estudo desde 2018. Da mesma forma que a Polícia Federal, o novo concurso AGU não depende de autorização do Ministério da Economia para a sua realização, o que pode agilizar os trâmites burocráticos e contribuir para que o edital seja publicado no ano que vem.

Último concurso AGU

Enquanto o próximo concurso AGU não sai, os interessados podem se preparar de acordo com o último certame que aconteceu no ano de 2018, no mês de outubro. O concurso foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN).

O edital abriu 100 vagas distribuídas entre sete cargos de nível superior, foram eles:

  • Arquivista – 2 vagas
  • Bibliotecário – 1 vagas
  • Contador – 32 vagas
  • Técnico em Assuntos Educacionais – 2 vagas
  • Administrador – 48 vagas
  • Analista Técnico Administrativo – 10 vagas
  • Técnico em Comunicação Social – 5 vagas

Na época, o concurso da Advocacia Geral da União teve 50.482 inscritos. O cargo que contou com maior concorrência foi o de analista técnico administrativo com 26.472 candidatos, concorrendo a 10 vagas.

Veja também: Tribunal de Contas divulga edital de concurso público para auditor. Salário de R$ 33,6 mil!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário