scorecardresearch ghost pixel



Concurso Detran SP tem três bancas na disputa pela organização

Certame finalizou o prazo para recebimento de propostas e, assim que lançado, deve disponibilizar 575 vagas para oficial e agente estadual de trânsito.



Seguem os preparativos rumo à realização do concurso para provimento de vagas no Detran de São Paulo (Concurso Detran SP)! A instituição encerrou o prazo para recebimento de propostas de empresas interessadas na organização do certame, finalizando com três na disputa.

Fundação Carlos Chagas (FCC), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação Vunesp têm seus projetos analisados pela consultoria jurídica do Detran SP. O prazo para envio das propostas foi finalizado no dia 02 de julho e ainda não há data definida para que a escolhida seja divulgada.

Porém, espera-se que a definição seja publicada nos próximos dias. Isso porque, conforme a portaria autorizativa publicada pelo governador Márcio França, o órgão tem 180 dias para ter seu edital divulgado, a contar de julho deste ano.

Concurso Detran SP

O Concurso Detran SP vem adiantando os trâmites para sua realização há algum tempo. A comissão interna do certame foi constituída em junho tendo os nomes do grupo publicados em edição do Diário Oficial. Os dez servidores são, responsáveis pelos próximos andamentos, incluindo a contratação da banca organizadora.

Seguindo o expresso na portaria autorizativa, o órgão tem até janeiro de 2019 para publicar seu edital. A seleção deve trazer 575 vagas em cargos de níveis médio e superior. As oportunidades serão divididas entre as carreiras de agente e oficial estadual de trânsito I.

A carreira de agente receberá  200 oportunidades exigindo graduação, além de porte de CNH na categoria “B”. Entre suas funções, estão atuar como vistoriador, além de exercer atividades em diversas áreas. Remuneração inicial prevista de R$ 4.657,50.

O cargo de oficial estadual de trânsito I receberá 375 postos exigindo formação de nível médio ou técnico. As atribuições incluem registro e expedição de documentos, além de atender o público nas unidades de trânsito. Vencimento mensal previsto de R$ 1.863,00.

Os candidatos devem passar por provas objetivas e avaliação documental. Nas primeiras, devem responder a questões de conhecimentos básicos e específicos. Caso a estrutura siga o aplicado no certame anterior, os participantes habilitados serão convocados para envio de documentação referente à prova de títulos.

Último Concurso

O último certame realizado pelo Detran SP data de 2013 quando, sob a organização da Fundação Vunesp, foram disponibilizadas 1.200 oportunidades divididas, igualmente, entre as carreiras de agente e oficial. A banca organizadora registrou 311.334 inscritos dos quais 239.577 compareceram às provas.

A validade do certame foi de um ano, contado a partir de sua homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Informações completas podem ser encontradas pelo edital: CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2013 – DETRAN SP

O que cai na prova do Detran SP?

Ainda tirando como base o certame de 2013, os candidatos passaram por provas teóricas que abordaram os seguintes conteúdos:

Porém, podem ser cobrados, ainda, outras disciplinas, como Educação para o Trânsito, Resoluções do Contran e Regulamentação de Transportes Públicos de Passageiros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário