scorecardresearch ghost pixel



Concurso PEFOCE para níveis médio e superior está autorizado

O próximo passo, agora, é a formação da comissão e escolha da organizadora. Ainda sem quantitativo definido, são esperadas vagas de nível médio e superior.



Os concurseiros cearenses devem ter boas notícias em breve. Está autorizado o concurso para Polícia Forense do Estado do Ceará (concurso PEFOCE 2018). O anúncio foi feito pelo governado do estado Camilo Santana, durante aula inaugural realizada na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).

Outras informações, como por exemplo os cargos disponibilizados e o quantitativo de vagas, ainda não foram divulgadas. Entretanto, espera-se que o edital contemple vagas semelhante àquelas abertas na última seleção. Assim, a oferta será de cargos de nível médio e superior.

Na época, foram abertas vagas para Perito Legista, Perito Criminal (Engenharia – Eletrônica, Química, Elétrica, Civil e Mecânica, Química, Farmácia, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, e Física) e, ainda, para Auxiliar de Perícia. Entretanto, vagas em outras áreas podem ser disponibilizadas.

A expectativa, agora, é pelo anúncio dos membros da comissão organizadora responsável pela organização do concurso PEFOCE 2018, para que finalmente outros trâmites, como a escolha da organizadora, tenham andamentos.

Concurso PEFOCE 2012

O último concurso da Polícia Forense do Ceará aconteceu em 2012, sob organização do Cebraspe. O edital contou com 172 vagas, além de formação de cadastro de reserva, para as áreas detalhadas acima.

Os vencimentos oferecidos ficaram entre R$ 1.897,61 e R$ 7.582,45, dependendo no nível de escolaridade.  Entretanto, por conta do tempo decorrido desde a realização do certame, no novo edital esses valores devem estar atualizados de acordo com a tabela salarial vigente.

A avaliação dos candidatos inscritos aconteceu em duas fases. Na primeira, eles foram submetidos a prova objetiva, que foi composta por questões das seguintes matérias: Língua Portuguesa,  Atualidades, Noções de Informática, Noções de Direito Processual e Penal, além de conhecimentos específicos.

As etapas seguintes foram:

  • Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório
  • Exame de capacidade física (AESP)
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório
  • Investigação Social, de caráter eliminatório

Sobre a Polícia Forense do Ceará – PEFOCE

Vinculada a Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), a Polícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) foi criada em 2008. Na data da autorização, Camilo Santana informou que “a PEFOCE é a polícia científica que faz todo o trabalho de análise para as investigações”, ou seja, é parte fundamental da área de Segurança do estado.

Com independência Administrativa, Financeira e Patrimonial, incorporou as atividades dos extintos Instituto de Identificação (II), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML), além da criação do Laboratório de Perícia Forense.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário