scorecardresearch ghost pixel



Concurso Pefoce tem edital previsto para este ano

Polícia Forense do Estado do Ceará deve publicar novo edital até o fim do ano. São esperadas vagas dos níveis médio e superior.



Além dos concursos já anunciados para as Polícias Civil e Militar, concurseiros cearenses terão ótimas notícias em outra seleção da Segurança Pública.

Na última sexta-feira, 28, mesmo dia em que falou sobre o novo edital da PM CE, o governador Camilo Santana também anunciou o certame da Polícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

O concurso Pefoce 2019 é aguardado desde abril do ano passado, quando foi prometido por Santana, durante inauguração da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).

Segundo informações do próprio órgão, a Secretaria de Segurança está trabalhando nos primeiros detalhes do edital desde outubro de 2018. Contudo, a pasta afirmou que ainda não é possível dar muitos detalhes, como por exemplo, cargos ofertados e quantitativo de vagas.

No ano passado, o então secretário de Segurança, André Costa, por meio de uma publicação no Facebook, informou que são previstos cargos nos níveis médio e superior. Assim sendo, a expectativa é que sejam contempladas as mesmas funções do último certame.

Parte fundamental da Segurança Pública cearense, a Pefoce foi criada em 2008. O órgão faz parte da estrutura da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). A instituição é responsável por fazer todas as análises referentes às investigações conduzidas pela Polícia Civil.

Quando foi criada, a Pefoce incorporou as atividades dos extintos Instituto de Identificação (II), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML), além da criação do Laboratório de Perícia Forense.

Último concurso Pefoce

O edital do concurso Pefoce 2012, último a ser realizado pelo órgão, contou com 172 vagas. A banca organizadora responsável pelo certame foi o Cebraspe.

Na época, foram abertas vagas para Perito Legista, Perito Criminal (Engenharia – Eletrônica, Química, Elétrica, Civil e Mecânica, Química, Farmácia, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, e Física) e, ainda, para Auxiliar de Perícia.

Entretanto, o concurso Pefoce 2019 pode disponibilizar vagas em outras áreas.

Segundo as normativas expressas em edital, os concorrentes foram avaliados mediante aplicação de seis fases:

  • Exame de habilidades e conhecimentos (provas objetivas);
  • Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Exame de capacidade física (AESP);
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação Social, de caráter eliminatório.

As remunerações inicias oferecidos ficaram entre R$ 1.897,61 e R$ 7.582,45, de acordo com o cargo pretendido.

Concurso Pefoce 2019: O que estudar?

Ainda que o edital de seleção pública da Polícia Forense do Estado do Ceará não tenha data para ser publicado, está previsto para este ano. Sendo assim, candidatos interessados em concorrer a uma das vagas podem começar a se preparar.

Uma vez que o novo conteúdo programático não foi divulgado, o ideal é que os futuros candidatos se baseiem na última prova.

Composta por 120 questões, a prova objetiva abordou questões de conhecimentos básicos e específicos.

As disciplinas de Conhecimentos Básicos foram comuns a todos os cargos:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal.

Em relação aos Conhecimentos Específicos, foram cobrados relacionados a cada uma das áreas de atuação.

Mais detalhes pelo Edital concurso Pefoce 2012.




Voltar ao topo

Deixe um comentário