scorecardresearch ghost pixel



Marinha define cronograma de provas do concurso para Escola Naval

Provas da seleção para os cursos de graduação da Escola Naval do Rio de Janeiro serão aplicadas nos dias 15 e 16 de setembro.



Marinha do Brasil acaba de definir as datas de aplicação das provas do concurso para a Escola Naval. O edital abre 31 vagas, sendo 12 femininas e 19 masculinas, para ingresso nos cursos de graduação ministrados no Rio de Janeiro.

Segundo o cronograma, os exames serão aplicados nos dias 15 e 16 de setembro. As provas acontecerão em cidades do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Amazonas, Distrito Federal, Amapá e Piauí.

Puderam se inscrever jovens com idade entre 18 e 22 anos que tenham finalizado o ensino médio. Ao final do curso, o aluno assume o posto de segundo-tenente e passa a perceber remuneração mensal de R$ 7.082,00.

Provas Concurso Escola Naval

O concurso para a Escola Naval da Marinha serão avaliados em sete etapas, sendo elas provas teóricas, inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos e documental, avaliação psicológica e período de adaptação.

A prova teórica objetiva acontecerá nas referidas datas de setembro e será composta por questões sobre Física, Matemática, Inglês e Português. Na prova discursiva, os candidatos deverão elaborar redação conforme solicitado pela banca avaliadora.

Os aprovados em todas as etapas serão matriculados no curso de formação cujo ciclo compreende quatro anos em regime de internato. Durante esse período, os estudantes recebem bolsa no valor de R$ 1.176,00, além de alimentação, uniforme e assistência (médica, odontológica, religiosa, social e psicológica).

Curso de formação

Os anos letivos do curso de formação são divididos em duas partes, sendo elas o período acadêmico e de verão. No primeiro, os alunos se dedicam à atividades relacionadas ao ensino, formação militar-naval e treinamento físico.

Já no período de verão, as atividades compreendem sobrevivência no mar e na selva, estágios de adaptação, além de viagens de instrução. Ao começar o terceiro ano, a grade permite que o aluno escolha a especialização em um dos três corpos da Marinha – Corpo de Fuzileiros Navais (mecânica, eletrônica ou sistemas de armas), Corpo da Armada (mecânica, eletrônica ou sistemas de armas) e Corpo de Intendentes (administração).

Completando o ciclo escolar, o estudante é nomeado guarda-marinha (GM) sendo, assim, matriculado no ciclo pós-escolar cuja duração é de um ano. Concluindo a última etapa conforme o esperado, o aluno é diplomado em Ciências Navais e empossado como segundo-tenente.

Concurso Marinha Escola Naval

O concurso para a Escola Naval da Marinha recebeu inscrições até 11 de junho através do site de ingresso da corporação. Foram registradas 6.720 inscrições, sendo 2.746 mulheres e 3.974 homens gerando, então, concorrência de 228 e 209 candidatos por vaga, respectivamente.

O início da formação dar-se-á em janeiro de 2019 na Escola Naval, cuja sede está localizada no Rio de Janeiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário