scorecardresearch ghost pixel



PM MG ignora boatos e mantém aplicação de provas para o domingo (02)

Concurso PM MG oferta 1.560 vagas no curso de formação para soldado e aplicará provas teóricas em 17 cidades mineiras, incluindo a capital.



Os candidatos ao concurso para soldado da Polícia Militar de Minas Gerais (Concurso Soldado PM MG) já podem consultar seus locais de prova pelo site da organização do certame. Apesar de boatos levantarem possível alteração na data dos exames, a corporação confirma a aplicação para o próximo domingo (02).

Os boatos surgiram por meio de conversas divulgadas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. No entanto, a PM MG publicou comunicado na página do Centro de Recrutamento e Seleção da PM MG mantendo o cronograma previsto em edital.

A corporação seguiu informando que qualquer alteração no certame será divulgada em seus canais oficiais de comunicação. As provas serão aplicadas em 17 municípios mineiros, incluindo a capital, a partir das 08h30.

Cargo Concurso PM MG

O Concurso PM MG oferta 1.560 vagas na carreira de soldado exigindo formação de nível superior. A remuneração inicial indicada em edital é de R$ 3.278,74. O total de vagas é distribuído entre candidatos dos sexos feminino (156) e masculino (1.404).

Além da escolaridade, a investidura no cargo exige altura mínima de 1,60m e idade entre 18 e 30 anos. Ao adentrar na corporação como soldado da 2ª Classe, o servidor tem, entre suas atribuições, a de exercer atividade estudantil, bem como atividades externas e internas inerentes à sua formação, em regime de dedicação exclusiva.

Passando para a 1ª Classe, o soldado deve, entre outras funções, promover a segurança pública por meio do policiamento ostensivo fardado e contatos com a comunidade.

Provas Concurso PM MG

O Concurso PM MG avaliará seus candidatos por meio de provas objetivas, avaliações psicológica e Física Militar (AFM), exames de saúde (complementares e preliminares) e toxicológico.

A primeira será realizada na provável data de 02 de setembro nas cidades de Sete Lagoas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Unaí, Teófilo Otoni, Curvelo, Barbacena, Ipatinga, Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Governador Valadares, Divinópolis, Lavras, Uberaba, Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Com início às 08h30, os exames terão duração de três horas ao longo da qual os candidatos deverão responder a 40 questões versando sobre:

  • Língua Portuguesa
  • Direito Penal
  • Direito Constitucional
  • Direito Penal Militar
  • Estatística
  • Direitos Humanos
  • Legislação Extravagante

A pontuação mínima para habilitação é de 60% dos pontos da prova objetiva. Apenas os classificados nesta etapa serão convocados para as demais fases do certame. O resultado da primeira etapa e convocação para a próxima fase serão publicados no dia 04 de outubro.

Na avaliação psicológica, os candidatos passarão por testes de personalidade e inteligência; dinâmica de grupo; prova situacional ou anamnese psicológica. Os testes serão realizados em Betim, Belo Horizonte e Contagem.

A prova de capacidade física, por sua vez, compreenderá exercícios de resistência abdominal, barra fixa e corrida de 2.400 metros. Por fim, os exames de saúde serão compostos pelos exames complementares e preliminares para avaliar sanidades física e mental.

Os aprovados em todas as etapas serão matriculados no curso de formação, cuja extensão será de sete meses. O mesmo terá início no dia 11 de fevereiro em Belo Horizonte e 20 de maio nas cidades do interior.

A validade do certame é de 30 dias, após sua homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Informações pelo edital: EDITAL DRH/CRS Nº 06/2018 – PM MG




Voltar ao topo

Deixe um comentário