scorecardresearch ghost pixel



Concurso MPU divulga gabaritos preliminares nesta terça (23)

Provas de concurso organizado pelo Cebraspe foram aplicadas no último domingo (21) contando com 264.924 candidatos a 47 vagas para técnico e analista.



Ministério Público da União (MPU) divulga, nesta terça-feira (23), os gabaritos preliminares das provas de seu novo concurso público. Os exames foram realizados neste domingo (21), contando com a participação de 264.924 candidatos.

As informações serão disponibilizadas pelo site da banca organizadora, o Cebraspe, a partir das 19h. A partir da publicação, os candidatos terão das 09h do dia 24 às 18h do dia 25 de outubro para interposição de recursos. O procedimento deve também ser realizado pela página da empresa.

Provas Concurso MPU

Os exames do Concurso MPU foram aplicados neste domingo, reunindo 264.924 concorrentes a 47 vagas imediatas mais cadastro de reserva. Os candidatos às carreiras de técnico – área administrativa e analista – área Direito passaram por prova objetiva (todos os cargos) e discursiva (analista).

As provas foram realizadas em todas as capitais brasileiras. Do total de vagas, 229.169 concorreram às oportunidades em ampla concorrência, 35.755 às vagas para candidatos negros e 4.761 às reservas para candidatos com deficiência.

Nas provas objetivas, responderam a 120 questões sobre Conhecimentos Básicos e Específicos, exigindo acerto mínimo de 50 pontos em cada prova e 36 no conjunto de ambas. Lembrando que, no Cebraspe, cada resposta errada anula uma certa.

E o que os candidatos acharam das provas? Apesar do alto grau de dificuldade esperado pela própria banca, os inscritos consideraram os exames como justo. A maior mencionou que a cobrança dos conteúdos respeitou o disposto em edital.

Concurso MPU

O Concurso MPU teve edital publicado no dia 22 de agosto trazendo 47 vagas em cargos de níveis médio e superior. O certame foi assunto largamente discutido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) porque sua realização do certame não foi incluída da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018.

Ao ser liberado, dividiu suas oportunidades entre as carreiras de técnico (apoio técnico-administrativo) e analista (apoio jurídico) exigindo, respectivamente, formação de níveis médio e superior.

A lotação dos aprovados será distribuída entre diversos estados brasileiros. A remuneração inicial varia de R$ 6.982,72 para técnico a R$ 11.259,81 para analista, valores acrescidos de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, assistência pré-escolar, além de gratificações de Atividade do MPU, Qualificação e Treinamento.

A previsão é de que o resultado final das provas objetivas e preliminar das discursivas seja publicado no dia 07 de novembro de 2018. A classificação final dos candidatos obedecerá os melhores colocados dentro do número de vagas previsto para cada estado.

A validade do concurso será de dois anos, considerados após sua homologação, podendo ser prorrogada por igual período.

Saiba mais sobre o histórico de concursos do MPU aqui.




Voltar ao topo

Deixe um comentário