Informação importante para quem aguarda o concurso PM RJ 2018! Na última sexta-feira, 26, o presidente da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), Pedro Castilho, concedeu entrevista à Folha Dirigida informando que a instituição poderá ser oficializada como organizadora do certame.
Durante a entrevista, Castilho tratou de importantes temas relacionados ao certame, incluindo os procedimentos que serão realizados até a liberação do regulamento, oficialização da banca e cronograma do concurso, incluindo a previsão para publicação do edital.
Segundo ele, o Comando Geral da Polícia Militar do do Rio de Janeiro contatou a Ceperj sinalizando o desejo de que a Fundação seja a responsável pela execução do concurso, que terá 37 vagas para a carreira de oficial.
O decreto nº 42.298 de fevereiro de 2010 garante à Ceperj a prerrogativa para a execução de certames da administração direta, autárquica, fundacional, além das empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado do Rio de Janeiro.
Assim sendo, outra banca organizadora só é contactada se a Fundação não aceitar a proposta. Porém, de acordo com Castilho, em relação ao concurso PM RJ 2018 não há motivos para a recusa. Dessa forma, serão dados os prosseguimentos nos trâmites pra oficialização da organizadora.
Concurso PM RJ 2018
Conforme já mencionado, o certame vai oferecer 37 oportunidades para admissão no Curso de Formação de Oficiais (CFO). O governador do estado, Luis Fernando Pezão, concedeu autorização no último mês de julho.
Informações divulgadas na época davam conta de que o edital já estaria pronto. Por conta disso, a previsão era de que o documento fosse liberado no mês de setembro. Porém, os andamentos para escolha da banca organizadora provocaram o atraso.
De acordo com o presidente da Ceperj, atualmente a previsão é de que o regulamento seja publicado entre os meses de dezembro e janeiro. Caso a informação se confirme, o curso de formação poderá ser iniciado ainda no próximo ano.
Atualmente a PM RJ necessita desses oficiais para suprir demandas do quadro de servidores, o que pode corroborar com a celeridade nos tramites para dar início ao CFO o quanto antes.
O curso é realizado em tempo integral e tem duração média de dois anos. Ao término do mesmo, os aprovados ingressam na carreira de oficial da Polícia Militar ocupando o posto de segundo-tenente. A remuneração inicial prevista para o cargo é de R$ 7.605,10.
Para concorrer a uma das oportunidades é necessário ter formação superior em Direito, além de idade mínima de 18 e máxima de 30 anos até a data de matrícula no curso. Vale frisar que a idade máxima permitida foi reduzida em relação ao último certame, quando candidatos de até 35 anos podiam pleitear as vagas.
Conteúdo programático concurso PM RJ
O último concurso pra oficiais da PM RJ foi realizado em 2017. Na época os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e redação, composta por 60 questões, exame antropométrico, teste de aptidão física, exame psicológico, exame de saúde e exame social e documental.
O conteúdo programático do exame intelectual constou das seguintes matérias:
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Penal Militar