scorecardresearch ghost pixel



Concurso Ministério da Fazenda: 2.346 aposentadorias e seleção expirada

Sem concursos válidos desde 2016, a Pasta vê desfalque de servidores aumentar a cada ano em razão do número de aposentadorias enquanto aguarda autorização de novo certame.



Concurseiros de plantão vêm acompanhando as últimas movimentações relacionadas aos concursos da Receita Federal e Ministério da Fazenda. As seleções constam entre as mais aguardadas do ano em virtude do número de vagas e salários vantajosos.

Ambos contam com pedido de vagas em análise pelo Ministério do Planejamento. Só para o Ministério da Fazenda, são 1.312 oportunidades para níveis médio e superior com lotação em áreas de apoio.

O fato é que a autorização do pedido é urgente, tendo em vista o déficit de servidores que cresce em ritmo acelerado. A situação se agrava devido às aposentadorias que, desde 2016, somam 2.346 saídas. Neste ano, já foram 780 saídas, somadas às 421 e 1.145 de 2016 e 2017, respectivamente.

É importante frisar que a Pasta não tem concursos válidos desde 2016, quando a última seleção para seu quadro de servidores foi expirada. Desde então, o órgão assiste a baixa em seu quadro funcional sem ter como repô-las.

O Ministério é o terceiro dentre aqueles órgãos que mais apresentaram saídas em 2017, ficando atrás, apenas do Ministério da Saúde (2.400) e INSS (1.800). Os estados que mais tiveram saída foram os do Sudeste brasileiro, correspondendo a 47,84% (554 aposentadorias). Em seguida, vem o Centro-Oeste, com 213 saídas, o que equivale a 18,39%.

Cargos e salários

O Concurso Ministério da Fazenda tem pedido tramitando junto ao Planejamento com 1.312 vagas. Do total, 904 destinam-se ao cargo de assistente técnico-administrativo, cuja exigência é a formação de nível médio.

A remuneração inicial expirada é de R$ 4.137,97, incluindo o auxílio-alimentação. Mesmo que a solicitação tenha partido do Ministério, boa parte da lotação será encaminhada à Receita Federal, que também tem pedido de vagas em trâmite.

As outras 408 vagas serão destinadas a carreiras de nível superior e, para estas, o vencimento inicial esperado é de R$ 5.490,09. O valor inclui o benefício citado do auxílio-alimentação.

Ainda não foram informadas as localidades contempladas pelas próximas vagas. Porém, ao que tudo indica, Distrito Federal e São Paulo devem receber a maior parte delas, já que não foram incluídos no último certame, além de despontarem entre aqueles que mais perderam servidores.

Comece a estudar desde já: Apostila Ministério da Fazenda – Assistente Técnico-Administrativo

Etapas Concurso Ministério da Fazenda

Nos últimos dias, os concurseiros foram pegos de surpresa com o anúncio de que a Esaf não será mais a banca organizadora dos concursos da Receita Federal e Ministério da Fazenda. Porém, mesmo que a banca não seja a mesma, o ideal é preparar-se seguindo o aplicado nos certames anteriores.

Em 2014, o Ministério da Fazenda lançou edital contendo 1.026 vagas distribuídas entre todos os estados do Brasil, com exceção do DF e SP. Nele, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas sobre conhecimentos gerais e específicos.

As disciplinas abordadas no conteúdo programático foram:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Conhecimentos de Informática
  • Atualidades
  • Gestão de Pessoas e Atendimento ao Público
  • Ética do Servidor na Administração Pública
  • Administração Pública Brasileira
  • Regime Jurídico dos Agentes Públicos

Informações sobre este e outros certames do Ministério da Fazenda podem ser vistas aqui.

Concurso Receita

Outro concurso muito esperado pelos que sonham em ingressar na carreira pública, o Concurso Receita aguarda autorização por parte do Ministério do Planejamento. Até o momento, o pedido oficial protocolado conta com 2.083 vagas distribuídas entre as carreiras de auditor fiscal e analista tributário.

No entanto, o número de vagas solicitadas pode subir para 5 mil, em razão do alto déficit de servidores no órgão. Segundo Paulo Campolina, diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público do Planejamento (Deret), foram contabilizadas 1.453 vagas para analista destinadas ao provimento emergencial.

O número é somado às 1.547 oportunidades já solicitadas para a carreira. No cargo de auditor, o pedido anteriormente protocolado no Planejamento conta com 2 mil vagas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário