Boas notícias para quem aguarda ansioso pelo concurso da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal (Sefaz DF). Confirmando as expectativas, o Cebraspe foi oficializado como banca organizadora do próximo certame, cujo edital deve ser anunciado em breve.
A proposta da banca foi aceita foi aceita no dia 31 de outubro. Entretanto, outra empresa que estava na disputa, o Instituto Nacional de Concurso Público (INCP) entrou com recurso contra a escolha.
O resultado final do julgamento de recurso e o julgamento final foram anunciados por meio de publicação feita em edição do Diário Oficial desta quarta-feira, 21. Segundo a decisão, as contestações do INCP eram improcedentes.
Além das empresas já citadas, participaram do pregão eletrônico a Metrópole Soluções, Inaz do Pará e PRO-Municípios Serviços, que tiveram suas propostas recusadas. Com a escolha do Cebraspe, a ESPP Concursos, CKM Serviços, PAU, Instituto AOCP, Iades e Consulplan não foram analisadas.
Agora, o próximo passo é a assinatura do contrato entre o Cebraspe a Sefaz DF. De acordo com o projeto básico do certame, a partir da data de formalização do contrato, o prazo para a publicação do edital é de 30 dias.
A notícia vem a calhar para os interessados em participar da seleção. O Cebraspe tem uma forma muito particular de avaliar os participantes dos certames organizados por ele. Com a certeza da banca, os concorrentes poderão iniciar uma preparação totalmente voltada ao estilo das provas.
Concurso Sefaz DF será realizado em três etapas
A escolha da banca aumenta, ainda mais, a ansiedade pela liberação do regulamento. Também é necessário levar em consideração que o último certame para a carreira aconteceu em 2001, ou seja, há mais de 16 anos. Tal hiato deve ocasionar um alto índice de concorrência.
Concurso Sefaz DF 2018 terá 120 vagas para o cargo de auditor-fiscal da receita. Destas, 40 são para contratação imediata e as demais são voltadas para a formação de cadastro de reserva. O requisito para investidura é ensino superior completo em qualquer área de formação.
Os novos auditores vão ingressar na carreira recebendo salário de R$14.970,00. Entretanto, por conta das progressões ao longo do tempo, no final da carreira os servidores poderão perceber ganhos de até R$ 22.196,62.
De acordo com o projeto básico do certame, os candidatos serão avaliados por meio de três etapas:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Sindicância de vida pregressa.
Ainda segundo informações do documento, as provas da primeira fase serão aplicadas em até 30 dias depois da liberação do edital. Portanto, ainda que o documento com as regras da seleção seja divulgado até o final do ano, os participantes serão avaliados apenas em 2019.
O exame objetivo será constituído por 160 questões. As matérias cobradas serão Contabilidade Pública, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Tecnologia da Informação, Economia e Finanças Públicas e Direito – Constitucional, Administrativo, Penal, Civil e Empresarial, Estatística.