scorecardresearch ghost pixel



Edital do concurso Bombeiros MA pode sair ainda este ano!

Com projeto básico já divulgado, edital do certame terá vagas em nível médio para soldado e em nível superior para oficiais.



O concurso para o Corpo de Bombeiros do Maranhão(CBMMA), sem dúvidas, é um dos mais aguardados do estado. O que aumenta, ainda mais, a ansiedade em relação ao certame é que o projeto básico está pronto há mais de um ano.

A esperança dos concurseiros maranhenses está na reeleição do governador do Estado, Flávio Dino. Ao ser entrevistado pela Folha Dirigida no início do ano, o chefe do Executo sinalizou a intenção de publicar o certame no primeiro semestre de 2018, previsão que não se confirmou.

A continuidade da gestão do governador aumenta as expectativas de que o documento com as regras da seleção possa ser divulgado até o final do ano, ou mais tardar, no primeiro semestre de 2019.

Ainda de acordo com Dino, o certame contará com vagas para soldado e oficial. O quantitativo de vagas e o valor dos vencimentos iniciais, no entanto, não foi divulgado.

Concurso Bombeiros MA terá vagas para soldados e oficiais

O projeto básico, documento que revela detalhes da seleção e é utilizado para escolher a organizadora, não detalha o quantitativo de vagas. Porém, estão previstas oportunidades em nível médio para soldados e nível superior para oficiais.

Outros requisitos imprescindíveis estão relacionados à idade, que deve ser mínima de 18 e máxima de 28 anos (exceto para militares) e altura mínima de 1,60m, se do sexo feminino, e 1,65m se do sexo masculino.

A finalização do projeto básico adianta muito os preparativos. O próximo passo do certame envolve a contratação da banca organizadora. O documento deve ser enviado para as empresas que poderão ser escolhidas via dispensa de licitação ou pregão eletrônico ou presencial.

As remunerações atuais não foram divulgadas. Tomando como base os últimos editais, publicados em 2012 e 2016, os bombeiros ingressam na carreira com salário inicial de R$ 5.818,57 e R$ 2.240,00, para oficial e soldado, respectivamente.

O edital lançado em 2012 ofertou 150 vagas para soldado. A organização foi da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na época os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, teste de aptidão física, teste psicotécnico, exames médico e odontológico e investigação social e documental. Aprovados e classificados foram encaminhados para o Curso de Formação.

Em 2016 foram disponibilizadas vagas para oficial. Foram ofertadas 20 oportunidades para ambos os sexos. Os inscritos foram avaliados por etapas semelhantes às da seleção para soldado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário