Boas notícias para quem aguarda o concurso da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz AL)! Previsto para o mês de outubro, o certame acabou atrasando e estava paralisado. Entretanto, em despacho publicado na manhã desta quarta-feira, 8, o governador autorizou o prosseguimento do concurso.
Veja a publicação na íntegra:
Quando veio a público anunciar o adiamento da seleção, a secretaria estabeleceu o mês de novembro para a liberação do edital. Assim sendo, as provas que estavam marcadas para o mês de janeiro também sofrerão alterações. Agora, os exames deverão ser remarcados para fevereiro ou março de 2019.
Até o momento, o concurso Sefaz AL 2018 não tem banca organizadora definida. A retomada dos trâmites, no entanto, deve agilizar o processo de escolha. Somente após a escolha da empresa, outros pontos importantes, como edital e cronograma vão se consolidar.
A última movimentação data de junho deste ano, quando protocolo saiu da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e foi para a Sefaz. Há quase 16 anos sem realizar concursos públicos, a seleção vem em bora hora e deverá registrar altos índices de concorrência.
Concurso Sefaz AL 2018
O edital do certame trará 80 vagas, sendo 35 para auditor de finanças e controle de arrecadação e 45 para auditor fiscal da Receita Estadual. Os aprovados terão vencimentos iniciais de R$ 8 mil e R$ 11 mil, respectivamente. Importante lembrar que ambas têm como requisito formação em nível superior.
Os inscritos serão avaliados mediante aplicação de provas objetiva e dissertativa. As matérias cobradas já foram adiantadas pela Pasta e estão disponíveis logo abaixo.
O que estudar para o concurso Sefaz AL?
Informação importante para quem está se preparando, ou deseja começar a se preparar para o concurso Sefaz AL 2018. As disciplinas cobradas pelo conteúdo programático do edital já foram disponibilizadas. De acordo com as informações repassadas pela assessoria da secretaria, os exames versarão sobre:
Auditor de finanças
- Direito – Tributário, Administrativo, Constitucional e Financeiro;
- Contabilidade Pública;
- Raciocínio Lógico;
- Estatística;
- Finanças Públicas;
- Informática;
- Economia;
- Língua Portuguesa.
Auditor fiscal
- Direito – Civil, Penal, Tributário, Administrativo e Constitucional;
- Noções de Economia;
- Informática;
- Língua Portuguesa;
- Legislação Tributária do ICMS;
- Raciocínio Lógico;
- Contabilidade Privada;
- Estatística.
Último concurso Sefaz AL
Em 2002 a Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas lançou edital para provimento de 275 vagas. As oportunidades tiveram a seguinte distribuição: fiscal de tributos estaduais (220), agente controlador de arrecadação (35) e técnico de finanças (20). Todas elas tiveram como requisito de escolaridade ensino superior completo.
O certame teve organização no Cebraspe, na época, Cespe/UnB.