scorecardresearch ghost pixel



Edital do concurso Detran ES é aguardado para 2019

Certame do Detran Espírito Santo está em processo de formação da comissão interna. Edital terá 80 vagas nos níveis médio e superior.



Um dos certames mais aguardados pelos capixabas terá o edital publicado no próximo ano. O concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran ES) foi autorizado no último mês de agosto e terá vagas nos níveis médio superior.

O aval foi dado pelo atual governador, Paulo Hartung. Entretanto, o líder do Executivo não foi reeleito e Renato Casagrande assumirá o Estado a partir de 1º de janeiro de 2019. Essa mudança gerou muitas dúvidas em relação à continuidade dos preparativos do certame.

Além do Detran ES, Hartung autorizou concursos para a Polícia Civil (PC ES), Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), Secretaria de Justiça (Sejus), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e outros.

Ao que tudo indica, todos certames terão os editais publicados no próximo ano. No tocante ao concurso do Departamento Estadual de Trânsito, a Assessoria de Comunicação do órgão esclareceu que a comissão interna está sendo formada.

Assim que os nomes do grupo de trabalho foram oficializados em edição do Diário Oficial, será possível dar prosseguimento aos trâmites. O passo seguinte envolve a elaboração do termo de referência, documento imprescindível para a contratação da banca organizadora.

Concurso Detran 2019

A autorização concedida por Hartung contempla 94 vagas, sendo 80 para assistente de trânsito e 14 para analista de trânsito. Enquanto a primeira requer ensino médio a segunda tem como exigência ensino superior. É possível que sejam contempladas áreas como Economia, Psicologia, Serviço Social, Arquitetura, Ciências da Computação, Análise de Sistemas e Administração.

Candidatos aprovados para o cargo de assistente adentrarão a carreira com vencimentos de R$ 2.409,75. Assistentes, por sua vez, terão ganhos iniciais de R$ 5.179,94. As jornadas de trabalho são de 40 horas semanais.

As principais atribuições do cargo de assistente são a execução de tarefas de apoio técnico e administrativo no licenciamento e registro de veículos, atuação nas áreas de habilitação e educação para o trânsito. Analistas atuam na regulação, normatização, fiscalização e auditoria de atividades próprias da atuação do Detran.

O que estudar para o concurso Detran ES?

Tendo em vista a iminência do edital, o ideal é que os candidatos que pretendem pleitear uma vaga no concurso Detran ES 2019 comecem a se preparar o quanto antes. A melhor maneira de inciar os estudos é ter ciência das matérias cobradas na prova de conhecimentos.

De acordo com o último edital, publicado em 2010, os candidatos foram avaliados mediante aplicação de provas objetiva e discursiva, além de análise de títulos, variando conforme cada cargo. A avaliação objetiva foi constituída por 120 questões, versando sobre as matérias detalhadas a seguir:

  • Língua Portuguesa;
  • Administração Pública;
  • Informática;
  • Legislação de Trânsito;
  • Raciocínio Lógico;
  • Conhecimentos Específicos.

O último certame ofertou 50 vagas distribuídas entre as cidades de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica. Foram registradas 3.741 inscrições, resultando em uma concorrência geral de 274,82 candidatos por vaga.

Veja mais detalhes acessando o Edital concurso Detran ES 2010.

edital-concurso-detran-es-2010




Voltar ao topo

Deixe um comentário