Boas notícias para quem está ansioso pelo concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A corporação informou que pretende finalizar a minuta do edital até o final deste ano. De acordo com o Centro de Recrutamento e Seleção da corporação, o objetivo é deixar o documento pronto para dar início à seleção dentro de pouco tempo.
A elaboração da minuta é um dos trâmites mais importantes que antecedem a abertura do edital. Também chamado de projeto básico, é este documento que determina os preceitos do concurso. A minuta, traz, ainda, importantes informações, tais como os cargos contemplados, quantidade de vagas, etapas de seleção e requisitos para investidura.
A finalização da minuta é um grande passo rumo à contratação da organizadora, tendo em vista que, durante o processo de escolha a minuta é encaminhada às empresas que têm interesse em executar o certame.
Atualmente, a previsão é de o documento com as regras da seleção seja disponibilizado até o mês de janeiro, com abertura das inscrições poucos dias depois.
Concurso PMERJ terá vagas para oficiais
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, autorizou o concurso PMERJ 2019 em julho deste ano. O certame terá oferta de 37 vagas para admissão no Curso de Formação de Oficias (CFO), que tem duração aproximada de dois anos. Ao término da formação, os vencimentos serão de R$ 7.605,10.
Importante frisar que o concurso está sendo realizado dentro das cláusulas estabelecidas pelo Regime de Recuperação Fiscal firmado entre o Estado do Rio de Janeiro e a União. Os novos oficiais vão ocupar postos vagos em virtude de aposentadorias, exonerações e mortes.
Para concorrer é necessário ser bacharel em Direito e ter idade inferior a 30 anos.
Ceperj é provável organizadora do concurso PMERJ
Em entrevista concedida à Folha Dirigida no mês de outubro, o presidente da Fundação Ceperj, Pedro Castilho, informou que o Comando Geral da corporação contactou a banca com o intuito de que ela realize o certame da PMERJ.
Entretanto, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro negou a existência de negociação com a banca, uma vez que as propostas das empresas interessadas ainda serão analisadas.
O que estudar para o concurso PMERJ?
A previsão é de que o edital da seleção seja aberto nos próximos meses. Por isso, candidatos que pretendem pleitear uma das vagas devem começar a estudar o quanto antes. Uma dos pontos centrais é revisar o regulamento anterior e conhecer o conteúdo programático cobrado. No último certame, ele contou com as seguintes disciplinas:
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Penal Militar;
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional.
Outra dica valiosa é conhecer o estilo de prova e a forma de avaliação da banca mais cotada, a Ceperj. Isso pode ser feito através da resolução de questões já aplicadas pela examinadora, além da realização de simulados.