scorecardresearch ghost pixel



PM MG publica edital de concurso com 120 vagas para oficiais

Edital da Polícia Militar de Minas Gerais abre vagas para admissão no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Oportunidades são voltadas para bacharéis em Direito.



Saiu! A Polícia Militar de Minas Gerais (PM MG) anunciou a publicação de novo edital de concurso público. A seleção está sendo realizada pelo Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da PM MG.

O certame abre 120 vagas visando a admissão no Curso de Formação de Oficiais para o ano de 2019. Dentro do quantitativo total, 12 oportunidades são destinadas a candidatas do sexo feminino. Para concorrer a uma das oportunidades os candidatos devem ter o título de bacharel em Direito.

Além disso, os concorrentes devem ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão, prevista para o dia 26 de agosto de 2019, altura mínima de 1,60m, entre outros requisitos solicitados pelo edital.

Os vencimentos iniciais ofertados são de R$ 5.769,42. O valor é referente ao primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais. Durante o período de formação, o cadete fará jus, ainda, a assistência médico-hospitalar,  psicológica e odontológica e abono fardamento.

A seleção terá validade de 30 dias a contar da data de homologação do resultado final, admitindo prorrogação por igual período.

Inscrições concurso PM MG 2019

O período de inscrições para o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais ficará aberto entre os dias 6 de fevereiro e 7 de março de 2019. Os interessados devem realizar a solicitação junto ao site do CRS/PMMG, banca responsável pelo certame.

O valor da taxa de inscrição foi fixado em R$ 173,00 e poderá ser pago até o final do expediente bancário do dia 8 de março.

Etapas concurso PM MG 2019

Conforme as normativas do certame, os participantes do concurso PM MG 2019 serão avaliados por meio de duas etapas e diversas fases:

Primeira fase

  • Prova de conhecimentos (objetiva e discursiva).

Segunda fase

  • Avaliação Psicológica;
  • Avaliação Física Militar (AFM) e Exames de Saúde (preliminares e complementares);
  • Exame Toxicológico;
  • Prova Oral;
  • Prova de Títulos.

Candidatos aprovados e classificados nas duas etapas serão convocados para matrícula no Curso de Formação de Oficiais. O mesmo acontecerá na Escola de Formação de Oficiais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM), situada em Belo Horizonte – MG.

O curso tem início previsto para o início de agosto de 2019. Ao todo, serão três anos de formação, sendo dois anos e seis meses acadêmicos e seis meses de aspirantado. O CFO é realizado em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Conteúdo programático concurso PM MG 2019

As provas objetiva e dissertativa tem aplicação marcada para o dia 07 de abril de 2019, durante o período matutino. Os candidatos poderão consultar os locais de prova a partir do dia 25 de março.

As provas serão aplicadas nas cidades de Belo Horizonte e em sua região metropolitana, Uberlândia, Patos de Minas, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Governador Valadares, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas Unaí, Pouso Alegre e Divinópolis.

O exame objetivo será constituído de 40 questões de múltipla escolha, igualmente distribuídas entre as disciplinas contidas no conteúdo programático abaixo.

  • Língua Portuguesa;
  • Direito Penal;
  • Direito Penal Militar;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Processual Penal Militar;
  • Legislação Extravagante e Legislação Institucional.

Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que obtiverem, no mínimo, 60% dos pontos totais da prova objetiva, conforme a proporção de até quatro candidatos por vaga para ambos os sexos, incluindo os casos de empate.

Na prova discursiva os concorrentes deverão elaborar, em até 30 linhas, uma redação sobre tema proposto pela banca.

Todas as normativas estão disponíveis pelo Edital concurso PM MG 2019 – CFO.

edital-concurso-cfo-pm-mg-2019




Voltar ao topo

Deixe um comentário