scorecardresearch ghost pixel



PM SC planeja lançar concurso para soldado nesta sexta, 28

A Polícia Militar de Santa Catarina tem autorização para edital com 1.000 vagas na carreira de soldado. A função demanda ensino superior em qualquer área de formação.



Concurseiros catarinenses podem ter boas notícias neste finalzinho de ano. Segundo informações do Jornal do Almoço de Santa Catarina o edital do concurso da Polícia Militar (PM SC) pode sair nesta sexta-feira, 28.

Autorizado pelo governador do estado, Pinho Moreira, em setembro deste ano, o certame terá, nada menos, que mil vagas para o cargo de soldado.

A investidura na carreira demanda ensino superior em qualquer área, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, estatura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres) e porte de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir da categoria “B”.

No último concurso, realizado em 2015, os aprovados tiveram remuneração de R$ 4.143,87, ao término da formação.

Os trâmites necessários para liberação do regulamento estão sendo finalizados. A previsão é de que a portaria que definirá a banca organizadora saia no Diário Oficial desta quinta-feira, 27.

O certame é aguardado desde 2017, quando o ex-governador, Raimundo Colombo, prometeu uma seleção para o cargo.

Concurso PM SC 2019: Autorização para mil vagas

Comparado ao último certame, cujo edital saiu em 2015, o concurso PM SC 2019 apresentará uma série de novidades. As alterações dizem respeito, sobretudo, ao cronograma de realização das etapas.

Caso siga o molde da última seleção, que foi executada pelo Instituto O Barriga Verde, os inscritos serão avaliados mediante aplicação das etapas abaixo.

  • Inscrição;
  • Prova Teórica;
  • Exame de Avaliação de Saúde;
  • Exame de Avaliação Física;
  • Exame de Avaliação Psicológica;
  • Questionário Investigação Social (QIS);
  • Entrega de documentação e Exame Toxicológico;
  • Classificação Final por vaga;
  • Inclusão e Matrícula.

A última prova teórica para o cargo foi constituída pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Informática, Legislação Institucional, Noções de Direito Penal Comum, Noções de Direito Processual Penal Comum e Noções de Direito Constitucional.

Porém, ao contrário da média de 320 dias necessários para que todas sejam concluídas, a corporação espera finalizar o certame em até 130 dias. Após a prova de conhecimentos, que está prevista para o final de fevereiro, a estimativa é de que os candidatos sejam submetidos às demais etapas em poucos dias.

No concurso anterior, cada fase foi realizada separadamente, cada uma com um prazo diferente para resultados e recursos. Neste, os participantes concluirão a etapa e terão a resposta ao mesmo tempo, reduzindo o tempo total da seleção. Os recursos para os exames virão das próprias inscrições.

Além deste, a Polícia Militar de Santa Catarina tem, em andamento, um processo seletivo pra temporários e um concurso público para o cargo de oficiais. Enquanto o primeiro demanda apenas ensino médio, o segundo exige graduação de nível superior.




Voltar ao topo

Deixe um comentário