Publicado nesta quinta-feira, 27, o extrato do aguardado concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). O certame abre 37 vagas para admissão no Curso de Formação de Oficias, que requer ensino superior completo em Direito.
Além disso, outros requisitos imprescindíveis são: não ter completado a idade máxima de 35 anos até a data de publicação do edital e possuir estatura mínima de 1,65 m, se do sexo masculino, e estatura mínima de 1,60 m, se do sexo feminino.
Dentro do quantitativo de vagas, 30 são para ampla concorrência e sete para negros e índios. Não haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência.
Os aprovados terão ganhos de R$ 7.605,10, incluindo os benefícios. A contratação ocorrerá via regime estatutário, que confere maios estabilidade empregatícia ao servidor da corporação.
De acordo com extrato de contrato publicado na última semana, a banca organizadora responsável pelo concurso PMERJ 2018 é o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).
A seleção foi autorizada em julho deste ano, pelo então governador Luís Fernando Pezão. Dentro das condições do regime de recuperação fiscal do Rio de Janeiro, as vagas vão preencher os postos vagos por exonerações, mortes ou aposentadorias.
O edital completo será publicado a qualquer momento, tanto no site da banca, quanto no portal da corporação.
Inscrições concurso PMERJ 2018
De acordo com o extrato, o período de inscrições começará nesta sexta-feira, 28. Os interessados têm até o dia 20 de janeiro de 2019 para acessar o site da banca organizadora e solicitar a participação.
Será cobrado valor de R$ 138,00 como taxa de inscrição. O pagamento poderá ser efetuado até 31 de janeiro.
Candidatos que têm direito a isenção da taxa, poderão solicitá-la entre os dias 2 e 4 de janeiro de 2019.
Etapas concurso PMERJ 2018
Conforme as informações do extrato, o certame será constituído por quatro etapas. A primeira delas, composta por prova objetiva e redação, será aplicada no dia 10 de fevereiro de 2019. As demais compreendem:
- Exame antropométrico e teste de aptidão física (TAF);
- Exame psicológico;
- Exame de saúde;
- Exame social e documental.
Os locais de realização das provas da primeira etapa poderão ser consultados pelos candidatos a partir do dia 5 de fevereiro. Vale frisar que, diferente da última seleção, as provas serão aplicadas apenas na cidade do Rio de Janeiro – RJ.
A avaliação será constituída por 60 questões de múltipla escolha. O conteúdo programático é composto pelas matérias de Direito Penal (15), Direito Processual Penal (dez), Direito Penal Militar (cinco), Direito Administrativo (15) e Direito Constitucional (15).
Serão eliminados os candidatos que não alcançarem 50% do total de pontos ou zerar qualquer disciplina.
Na prova discursiva, aplicada no mesmo dia, os candidatos terão que elaborar texto dissertativo. Serão corrigidas apenas as redações dos 300 melhores classificados, sendo 270 de ampla concorrência e 30 da reserva de vagas.
Classificados para o TAF serão submetidos a teste de flexão abdominal e corrida de 2.400m. As especificações da prova, bem como detalhes complementares, estão disponíveis no Edital concurso PM RJ CFO 2019.
A validade do certame será de 90 a partir da data de homologação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação.
edital-cfo-2019-pm-rj