scorecardresearch ghost pixel



Concurso PMERJ: 800 convocações em abril e novo edital mais próximo

Convocação dos aprovados no certame anterior colabora para realização de novo concurso de soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro.



Boas notícias para os concurseiros fluminenses! A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) vai chamar mais 800 aprovados no último concurso para a carreira de soldado, cujo edital foi lançado em 2014.

Conforme informações do governo do estado, os convocados vão ingressar no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). No decorrer do ano, mais 1.700 aprovados vão iniciar a formação.

Confira o cronograma de convocações:

  • Abril – 800 convocações;
  • Julho – 450 convocações;
  • Agosto – 450 convocações;
  • Novembro – 400 convocações;
  • Dezembro – 400 convocações.

A chama dos aprovados foi viabilizada graças a um acordo entre o governo estadual e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que se comprometeu a pagar os salários dos PMs até o fim de 2020.

A convocação dos candidatos é um grande passo rumo a realização do novo concurso PMERJ. Isso porque a corporação afirmou que, antes da publicação de novo edital, todos os aprovados no certame de 2014 precisam ser chamados.

Apesar disso, o coronel Mauro Fliss informou que os estudos relacionados ao novo concurso para soldado já começaram.

Concurso PMERJ 2019: Intenção é recompor quadros da corporação

Desde janeiro deste ano, a Polícia Militar do Rio de Janeiro possui status de secretaria, sendo comandada pelo coronel Rogério Figueiredo. De acordo com o secretário, ele está trabalhando em função da recomposição do quadro de pessoal, principalmente na base, com os soldados.

Embora indefinido, o novo concurso para a carreira está entre as pautas da Subsecretaria Geral de Polícia Militar.

Em 25 de janeiro, o governador Wilson Witzel afirmou que sua intenção é contratar 6 mil novos soldados até 2020. Dentro desse quantitativo, 3 mil admissões serão provenientes do concurso realizado em 2014, ou seja, a outra metade deve ser oriunda de novos certames.

Anteriormente, Witzel havia sinalizado positivamente quando a abertura de concursos anuais com 2 mil oportunidades para soldados.

A investidura na carreira de soldado da PMERJ exige ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, categoria “B”.

Durante o curso de formação, o soldo dos militares é de R$ 2.213,62. Ao término do período, os aprovados passam a perceber vencimento de R$ 3.452,55.

Atualmente, a corporação convive com um grande déficit de servidores. Segundo o secretario, dos 60 mil agentes necessários, apenas 43.800 estão na ativa, ou seja, carência de mais de 16 mil profissionais.

“Esse déficit é mais acentuado na base da pirâmide. Por isso, uma de nossas prioridades é estruturar o nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), para formar novos soldados”, disse o coronel.




Voltar ao topo

Deixe um comentário