Os concurseiros amazonenses terão excelentes oportunidades em 2019. A última a ser anunciada foi a realização de novo concurso para o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE AM).
A informação foi confirmada pela presidente do tribunal, conselheira Yara Lins, e pelo vice-presidente, conselheiro Mário de Mello, em almoço com a imprensa nesta terça-feira, 18.
O certame, segundo a presidente do tribunal, terá 200 vagas. Contudo, a distribuição dos cargos ainda não foi informada. O objetivo da seleção é substituir o servidores que vão se aposentar no próximo ano.
Os preparativos ainda estão em fase inicial, porém, o concurso TCE AM 2019 está garantido.
Vale lembrar que, desde 2015 o órgão não tem concurso válido, ou seja, novas contratações efetivas só poderão ser efetuadas mediante realização de novo certame.
Último concurso TCE AM
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas publicou edital de concurso público pela última vez em 2013. A banca organizadora responsável pela seleção foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Na época, a oferta foi de 27 vagas em cargos de nível superior. As oportunidades foram distribuídas entre as carreiras de analista técnico de controle externo – Ministério Público (22) e analista técnico de controle externo – Auditoria Governamental (cinco).
Enquanto a primeira demandou formação específica em Direito, a segunda permitiu diploma de ensino superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial dos aprovados foi de R$ 5.500,00.
Os inscritos foram avaliados por meio de prova objetiva, prova discursiva e análise de títulos. As duas primeiras foram aplicadas no mesmo dia e tiveram duração de 4h30.
A avaliação objetiva foi constituída por 70 questões de conhecimentos básicos e específicos. As perguntas versaram sobre o seguinte conteúdo programático:
- Analista técnico de controle externo – Ministério Público
Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa e Controle Externo;
Conhecimentos Específicos: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Financeiro, Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Penal.
- Analista técnico de controle externo – Auditoria Governamental
Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa e Controle Externo;
Conhecimentos Específicos: Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Normas de Auditoria Governamental, Direito Constitucional e Direito Administrativo.
Confira mais informações no Edital concurso TCE AM 2013.