scorecardresearch ghost pixel



Lei Orçamentária prevê 400 vagas para concurso Detran DF

Vagas previstas estão distribuídas entre as funções de técnico, assistente, agente, especialista e analista.



Boas notícias para quem aguarda por novo concurso do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF).

Em novembro do ano passado, a Câmara Legislativa aprovou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) que, entre outras coisas, prevê a realização de certame para o órgão.

Na época, o então governador, Rodrigo Rollemberg, chegou a vetar as mais de 21 mil vagas mencionadas no PLDO, entre as quais, as previstas para o Detran. Contudo, a Câmara derrubou o veto do Executivo.

De acordo com a versão atualizada da Lei de Diretrizes Orçamentárias, há previsão de abertura de 400 vagas para o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, que não realiza seleções há aproximadamente oito anos.

As oportunidades previstas estão distribuídas entre as carreiras detalhadas abaixo:

  • Técnico de Trânsito (140 vagas);
  • Assistente de Trânsito (50 vagas);
  • Agente de Trânsito (160 vagas);
  • Especialista de Trânsito (10 vagas);
  • Analista Administrativo de Trânsito (40 vagas).

Atualmente o Detran DF não tem nenhum concurso válido. Assim sendo, a única possibilidade de contratar novos efetivos e por meio da realização de novo concurso público. O órgão, no entanto, ainda não se pronunciou sobre a realização do novo certame.

Último concurso foi realizado em 2012

Ainda que o edital mais recente do Detran DF tenha sido publicado em 2011, a realização, de fato, se deu no ano seguinte. Na época, foram abertas 100 vagas imediatas mais cadastro de reserva para o cargo de agente de trânsito.

Em relação à escolaridade, os concorrentes tiveram que comprovar ensino superior em qualquer área de formação. Além disso, outro requisito imprescindível foi o porte de Carteira Nacional de Habilitação na categoria mínima “B”.

Os aprovados fizeram jus a vencimentos de iniciais de R$ 5.485,24.

A seleção dos candidatos foi realizada em etapa única, constituída por provas objetivas e discursiva.

No exame objetivo, os concorrentes responderam a questões de Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Direito Constitucional, Lei Orgânica do Distrito Federal, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Microinformática, e Conhecimentos Específicos.

Em 2010, o Detran DF publicou o último edital para a carreira de assistente de trânsito. A função também demanda ensino superior em qualquer área de formação. Os candidatos aprovados tiveram remuneração inicial de R$ 4.225,94.




Voltar ao topo

Deixe um comentário