scorecardresearch ghost pixel



Com alto déficit funcional, PC RJ retomará preparativos de concurso 

Paralisados no final do ano passado, preparativos para o certame serão retomados. Edital, no entanto, não tem data para ser publicado.



O novo secretário de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC RJ), Marcus Vinicius de Almeida Braga, tomou posse nesta quinta-feira, 3.

Durante a cerimônia o secretário afirmou que os policiais que compõem a PC RJ, atualmente, não suprem a necessidade operacional da corporação.

Segundo as disposições da Lei Estadual 699/1983, a corporação deveria ter, no mínimo, 23 mil agentes. Diante do quadro atual, composto por apenas 8 mil policiais, o déficit ultrapassa pode chegar a 15 mil servidores.

“Nossos recursos materiais e humanos são escassos. Em verdade, abaixo do que dispúnhamos há alguns anos. O que pesa no agravamento das questões de segurança, que é uma preocupação fluminense”, afirmou Braga.

De acordo com o secretário, tanto a carência de profissionais, quanto a realização de novos concursos, serão tratados em particular com o governador Wilson Witzel. Além disso, garantiu que não vai poupar esforços para trazer ordem e progresso às ruas do Rio de Janeiro.

Delegado da Polícia Civil fluminense desde 2002, Braga assumiu o compromisso de colocar os policiais civis em uma posição de protagonismo. “Agora, somos mais independentes, mais operacionais. Vamos aumentar a produtividade e mostrar à população que estamos ao seu lado”, afirmou.

Preparativos para concurso PC RJ 2019 estão bem adiantados. O projeto básico está em fase de finalização, viabilizando a contratação da banca organizadora. Uma das empresas mais cotadas para assumir a seleção é a Fundação Ceperj.

De acordo com lei estadual, a fundação tem prerrogativa para realizar concursos do estado do Rio de Janeiro. A informação, no entanto, não foi confirmada pela corporação.

Concurso PC RJ 2019: Preparativos serão retomados

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da corporação, os trâmites para abertura do certame foram paralisados no final do ano passado. Com o início da nova gestão, serão retomados.

Entretanto, a PC RJ não firmou uma data para a liberação dos editais. Autorizados pelo ex-governador, Luís Fernando Pezão, entre junho e julho de 2018, os regulamentos abrirão 96 vagas.

Presente da cerimônia de posse do novo secretário, o governador Wilson Witzel se mostrou favorável á aprovação da Lei Orgânica da Polícia Civil do Rio de Janeiro. No dia 18 de dezembro a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto em primeira discussão.

Contudo, para que entre em vigor, o projeto precisa ser aprovado em segunda discussão na Alerj e ainda, ser encaminhado para sanção do governador. Se aprovado, o projeto fará alterações nos cargos contemplados no próximo certame. As mudanças dizem respeito às nomenclaturas atuais e requisitos para investidura na carreira.

  • Auxiliar de necropsia – nível fundamental (seis vagas) e técnico de necropsia – nível médio (quatro vagas): os dois devem unir-se em uma única carreira, chamada de agente de Polícia Técnico-Científica, com exigência de nível médio;
  • Inspetor – nível superior em qualquer área: será chamado de oficial de Polícia Civil, permanecendo com o mesmo requisito de escolaridade;
  • Perito Legista – nível superior em Farmácia, Bioquímica, Medicina ou Odontologia: o nome e requisitos permanecem os mesmos;
  • Delegado – nível superior em Direito: exigência de experiência mínima de cinco anos na área criminal, ou exercício, por igual período, no judiciário, ou polícias estaduais e federais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário