Está confirmado! Polícia Militar da Bahia (PM BA) terá novo concurso público em 2019. A previsão foi confirmada pelo governador do estado, Rui Costa. Vagas serão para a carreira de soldado.
O líder do Executivo baiano havia mencionado o certame em novembro do ano passado. Nos últimas dias Costa voltou a falar sobre o assunto, reafirmando a intenção de publicar o edital.
Nesta quarta-feira, 9, a Secretaria de Comunicação Social do Estado confirmou o concurso. A pasta, entretanto, afirmou que os preparativos para a seleção ainda não começaram.
Antes de passos importantes, como escolha da banca organizadora, é necessário que autorização seja formalizada por meio de publicação em edição do Diário Oficial.
Finalizado este procedimento, será constituída a comissão organizadora, que ficará responsável por acompanhar todas as etapas do certame. Entre as atribuições do grupo de trabalho está a elaboração do projeto básico, documento que contém as diretrizes do concurso e é usado no processo de escolha da banca.
O governador não entrou em detalhes sobre a quantidade de vagas disponibilizadas pelo certame. Antes de fixar o quantitativo, será necessário avaliar tanto a questão orçamentária, quanto o déficit de pessoal da corporação.
Último concurso PM BA aconteceu em 2017
A Polícia Militar da Bahia realizou concurso para a carreira de soldado há pouco tempo. Em 2017 foi publicado edital com 2 mil vagas. Apesar do quantitativo expressivo, as nomeações ultrapassaram o esperado. Até o momento, 3 mil aprovados foram convocados.
Os novos militares foram lotados na capital, Salvador, e em diversas cidades do interior baiano.
A investidura na carreira demanda ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens). Além disso, os candidatos devem portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir da categoria “B”.
Segundo o último edital, durante o período de formação os aluno-soldados recebem bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo.
Após concluíram a formação, os soldados passam a ter vencimentos de R$ 2.585,05. O valor é composto pelo salário-base e Gratificação de Atividade Policial Militar (GAPM), mais 10% de auxílio-fardamento sobre o valor do soldo.
Na época, os inscritos foram avaliados por meio de seis etapas, conforme detalhamento a seguir:
- Prova objetiva;
- Avaliação psicológica;
- Exames médicos e odontológicos;
- Teste de aptidão física;
- Exame de documentação;
- Investigação social.
Na prova objetiva, primeira etapa da seleção, foram cobradas 80 questões de múltipla escolha, de acordo com conteúdo programático abaixo.
Conhecimentos Básicos: Matemática e Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Geografia do Brasil, História do Brasil e Atualidades.
Conhecimentos Específicos: Igualdade Racial e de Gênero, Noções de Direito – Penal, Penal Militar, Administrativo e Constitucional, além de Noções de Direitos Humanos.
Aprovados em todas as etapas são encaminhados para o Curso de Formação, a ser realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).