scorecardresearch ghost pixel



Concursos PM e Bombeiros BA: Governo autoriza novos editais com 2.000 vagas

O processo de escolha da banca organizadora do certame, assim como a elaboração do edital, já se encontram em fase final.



O governador Rui Costa aprovou a realização de novos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia. A autorização para as seleções foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 22. O certame para a PM já era previsto, mas até então, não havia confirmação para os Bombeiros.

Os editais serão publicados ainda este ano, mas as datas ainda não foram definidas. O governador anunciou que serão ofertadas 2.000 vagas para soldado na Polícia Militar, sendo que os selecionados serão convocados em duas etapas para a capacitação e treinamento. Entretanto, ainda não foi confirmado o número de vagas para o Corpo de Bombeiros.

Apesar de a autorização para o concurso ter acabado de ser publicada, a PM já vinha se preparando para o novo certame. No início de julho, a Secretaria da Administração (Saeb) já havia informado que tanto a escolha da banca quanto a elaboração do edital estavam em fase final.

Com a autorização, todo o processo deve ser agilizado. Estima-se que o edital para o concurso da PM poderá ser publicado já em agosto. As bancas organizadoras que estão participando da concorrência ainda não foram divulgadas.

Para concorrer às vagas de soldado da PM, a escolaridade mínima exigida é ensino médio completo. Além disso, os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos, e altura mínima de 1,60m para homens, e de 1,55m para mulheres.

Último concurso PM e Bombeiros – BA

O último concurso para ambas as corporações foi realizado em 2017. Na ocasião, também foram ofertadas 2 mil vagas imediatas para PM, sendo 1.819 delas destinadas para homens e 181 para mulheres.

No entanto, um total de 3.000 aprovados foram convocados para o curso de formação, número acima do previsto no edital. O concurso também incluía 750 vagas para soldados do Corpo de Bombeiros.

A avaliação dos candidatos foi feita por meio de provas objetiva e discursiva, avaliação psicológica, exames médicos e odontológicos, teste de aptidão física, investigação social e análise de documentos. Os aprovados em todas essas etapas participaram também do curso de formação.

Enquanto faziam o curso, os aspirantes a soldado recebiam uma remuneração de R$ 937,00. Ao concluí-lo, o salário total passava a ser de R$ 2.585,05. Os novos membros da corporação foram encaminhados para as cidades de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista.




Voltar ao topo

Deixe um comentário