scorecardresearch ghost pixel



Concurso PM RO: Novo edital para oficiais está autorizado!

Autorização, no entanto, ainda precisa ser avaliada pelo novo governo. Assim que publicado, edital trará 68 vagas de nível superior em várias especialidades.



Depois de quatro anos sem publicar editais de seleção externa, a Polícia Militar de Rondônia (PM RO) recebeu autorização para realizar novo concurso público. A seleção foi autorizada pelo ex-secretário de estado de Segurança, Defesa e Cidadania, Ronimar Vargas Jobim.

No dia 28 de dezembro, em um de seus últimos atos como secretário, Jobim concedeu aval para provimento de 68 vagas na carreira de oficial. As oportunidades autorizadas têm a seguinte distribuição:

  • Quadro de Oficiais Combatentes (36 vagas);
  • Quadro de Oficiais de Saúde (28 vagas);
  • Quadro de Oficiais de Capelania (quatro vagas).

Ao final da publicação, Ronimar Vargas Jobim determinou a adoção de medidas pertinentes e a expedição das comunicações necessárias para abertura do certame. A autorização para o concurso PM RO 2019, entretanto, ainda será avaliada pelo novo governo estadual.

Últimos concursos PM RO

Em 2014, a Polícia Militar de Rondônia publicou, simultaneamente, dois editais. As 260 oportunidades foram destinadas aos cargos de soldado – sexo masculino (216) e sexo feminino (24) e oficiais de saúde (20).

As vagas de oficiais foram destinadas às funções de odontólogo, assistente social, psicólogo, médico clínico geral e médico psiquiatra.

Concorrentes aos postos de nível médio tiveram que comprovar ensino médio completo e idade entre 18 e 28 anos. Interessados nos cargos de oficial, por sua vez, tiveram que apresentar graduação de nível superior na área de atuação, além de idade mínima de 18 e máxima de 30 anos (civis) ou 35 anos (miliares).

Por fim, um requisito comum a ambas foi a exigência de altura (mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens).

No último concurso, aprovados para o cargo de soldado tiveram ganhos iniciais de R$ 3.182,66. Na carreira de oficial, a remuneração ofertada foi de R$ 7.257,28.

A banca organizada escolhida para executar a seleção foi a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Os inscritos foram avaliados mediante aplicação de duas etapas. A primeira constou das seguintes fases:

  • Prova objetiva;
  • Redação;
  • Análise de títulos (apenas para oficiais);
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Avaliação psicológica;
  • Exames médicos.

Concorrentes aprovados em todas as fases da primeira etapa foram encaminhados para segunda etapa, constituída por Curso de Formação.

Concurso PM RO 2019: O que estudar?

Enquanto aguardam pela liberação do edital, futuros candidatos podem se preparar com base na seleção anterior.

A prova objetiva para o cargo de soldado versou sobre as disciplinas de Informática Básica, Língua Portuguesa, História e Geografia de Rondônia, Estatuto da Polícia Militar de Rondônia, Direitos Humanos e Noções de Direito: Direito Constitucional e Código Penal.

O exame aplicado para concorrentes aos postos de oficial tiveram que resolver questões de Informática Básica, Língua Portuguesa, História e Geografia de Rondônia, Direitos Humanos, Noções de Direito, Estatuto da Polícia Militar de Rondônia e Conhecimentos Básicos de Saúde Pública.




Voltar ao topo

Deixe um comentário