scorecardresearch ghost pixel



Concurso PMERJ 2019: Novo edital para soldado está em estudo

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro deve publicar edital com vagas de nível médio para soldado ainda este ano.



Boas notícias para concurseiros fluminenses! Novo concurso para soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) está em fase de estudos. A informação foi confirmada pelo porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, nesta segunda-feira, 28.

“Já estão sendo feitos estudos internos para a realização desse concurso. É só uma questão de chamar os aprovados da última seleção para poder lançar um novo edital”, informou Fliess.

Sobre a previsão de publicação da portaria autorizativa do concurso PMERJ 2019, o coronel deu uma estimativa animadora. “Deve ser autorizado ainda este ano”, afirmou.

A investidura na carreira de soldado demanda ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos e porte de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Durante o período de formação, os soldados percebem ganhos de R$ 2.213,62. Ao término do curso, a remuneração inicial é elevada a R$ 3.452,55. Vale frisar que os servidores são contratados via regime estatutário, que confere maior estabilidade empregatícia.

O anúncio do certame era iminente. Na última sexta-feira, 25, o governador do estado, Wilson Witzel, declarou que até 2020 6 mil soldados serão contratados para a PMERJ.

Uma vez que o certame realizado em 2014 registrou apenas 4 mil aprovados, a promessa só poderá ser cumprida mediante publicação de um novo edital de concurso público.

Concurso PMERJ 2019

Ainda que o quantitativo de vagas do concurso PMERJ 2019 não tenha sido confirmado, a expectativa é que o certame tenha de 2 mil vagas. O número vai de encontro à promessa feita por Witzel logo que tomou posse à frente do governo do Rio.

“Todo ano faremos concurso público para 2 mil policiais”, disse o líder do Executivo durante entrevista coletiva no dia 5 de janeiro.

A realização de novos certames está entre as pautas de Witzel desde a época das eleições. Em setembro do ano passado, ele afirmou que a realização de certames para as Polícias Militar e Civil era fundamental para reestruturar o quadro de pessoal das corporação.

Último concurso PMERJ

Alvo de muitas polêmicas e, envolvido em um longo processo de convocação, o último concurso para soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi realizado em 2014. Na época, a seleção abriu 6 mil vagas.

O certame foi organizado pela Exatus e avaliou os candidatos por meio de exame intelectual (provas objetiva e de redação), exames psicológico e antropométrico, prova física, teste toxicológico, exame médico e pesquisa social e documental.

A prova objetiva, constituída por 40 questões de múltipla escolha, versou sobre o seguinte conteúdo programático:

  • Português;
  • História;
  • Geografia;
  • Sociologia;
  • Informática;
  • Legislação de Trânsito e Direitos Humanos.

Na redação, os participantes precisaram elaborar um texto de 20 a 30 linhas. Foram corrigidas as avaliações dos 30 mil melhores classificados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário