scorecardresearch ghost pixel



Wilson Witzel promete concursos anuais com 2 mil vagas para PM RJ

Governador do Rio de Janeiro prometeu, ainda, convocar os mais de 3 mil aprovados na última seleção. Novas oportunidades serão para o cargo de soldado.



Depois de mais de quatro anos de impasses, a situação dos concursos para soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), finalmente, deve normalizar.

No último sábado, 5, o governador Wilson Witzel prometeu, não só convocar os mais de 3 mil aprovados na última seleção, como realizar certames anuais. “Todo ano faremos concurso para 2 mil policiais”, garantiu o líder do Executivo fluminense.

As declarações foram deitas durante entrevista coletiva, onde o ex-juiz anunciou medidas para conter a crise no abastecimento de água em Guapimirim, na Baixada Fluminense.

Atualmente, mais de 3 mil aprovados no concurso realizado em 2014 esperam a convocação para realizar o Curso de Formação.

“Minha ideia era chamá-los de imediato, mas o Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) não tem condições de absorver três mil novos policiais em formação. Então vamos aos poucos”, disse o governador.

Para resolver a situação, o governo estabeleceu um cronograma de convocações. “Estamos em condições de chamar neste mês de janeiro 500 policiais”, afirmou Witzel.

Convocações em órgãos de Segurança estão previstas no orçamento do Rio

As convocações dos aprovados em 2014, arrastam-se, principalmente, pela crise financeira. Entretanto, a Lei Orçamentária Anual de 2019, sancionada pelo então governador, Francisco Dornelles, abre caminhos para colocar fim à questão.

A Lei reserva verbas para convocação de aprovados em órgãos da Segurança. Os recursos podem garantir a convocação e nomeação de aprovados nos certames da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Administração Penitenciária (Seap RJ).

No ano passado, Witzel chegou a declarar que a convocação dependia da aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Contudo, a previsão em orçamento permite que o governador dê início às chamadas.

Importante frisar que, a realização de concursos anais para Polícia Civil e Polícia Militar foi uma das pautas da campanha que elegeu Wilson Witzel.

Concurso PM RJ 2014 abriu 6 mil vagas para soldados

Sem concluir o último edital, publicado em 2014, a PMERJ estava impossibilitada de publicar novos editais para soldado. A última seleção para o cargo abriu, nada menos, que 6 mil vagas. Entretanto, as convocações não saíram como o esperado.

Desde que o resultado final foi homologado, em 2015, somente 1.175 aprovados ingressaram na corporação. O restante dos aprovados esperavam para realizar o Curso de Formação Profissional.

Em julho de 2017, o ex-governador Luís Fernando Pezão autorizou a convocação de 1.381 aprovados. Entre os meses de julho e setembro daquele ano foram chamados 800 aprovados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário