scorecardresearch ghost pixel



Concurso PM MG abre inscrições para 120 vagas

Polícia Militar de Minas Gerais ABRE 120 vagas de nível superior para admissão no Curso de Formação de Oficiais (CFO).



Estão abertas as inscrições para mais um concurso da Polícia Militar de Minas Gerais (PM MG). O certame visa o preenchimento de 120 vagas no Curso de Formação de Oficiais para o ano de 2019.

Interessados em pleitear uma das vagas têm até o dia 7 de março para solicitar a participação. As mesmas devem ser encaminhadas pelo site da organizadora do certame, o Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da PM MG.

O valor da taxa de inscrição foi fixado em R$ 173,00. O pagamento pode ser feito até o final do expediente bancário do dia 8 de março.

Podem concorrer candidatos dos sexos masculino e feminino, de acordo com o quantitativo de vagas previsto. A investidura na carreira exige ensino superior em qualquer área de formação, idade entre 18 e 30 anos na data da inclusão, prevista para o dia 26 de agosto de 2019, altura mínima de 1,60m, entre outros requisitos solicitados pelo edital.

Durante o primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais, os alunos farão jus a vencimentos de R$ 5.769,42. Além disso, terão direito a assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica e abono fardamento.

Etapas e provas concurso PM MG 2019

Segundo as regras expressas em edital, os concorrentes serão avaliados por meio das seguintes etapas e fases:

Primeira fase

  • Prova de conhecimentos (objetiva e discursiva).

Segunda fase

  • Avaliação Psicológica;
  • Avaliação Física Militar (AFM) e Exames de Saúde (preliminares e complementares);
  • Exame Toxicológico;
  • Prova Oral;
  • Prova de Títulos.

Os concorrentes aprovados e classificados dentro do quantitativo de vagas serão convocados para matrícula no Curso de Formação de Oficiais. O CFO será realizado na Escola de Formação de Oficiais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM), situada em Belo Horizonte – MG.

O curso, que é realizado em tempo integral, terá duração de três anos, sendo dois anos e seis meses  em atividades acadêmicas e seis meses de aspirantado.

Concurso PM MG 2019: O que estudar?

A primeira etapa do concurso PM MG 2019 é constituída por provas objetivas e discursiva. O exame tem aplicação marcada para a manhã do dia 7 de abril de 2019.

A avaliação será constituída por 40 questões de múltipla escolha. Conforme o conteúdo programático presente no edital, serão cobradas as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Direito Penal;
  • Direito Penal Militar;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Processual Penal Militar;
  • Legislação Extravagante e Legislação Institucional.

A prova discursiva, por sua vez, constará da elaboração de uma redação acerca de tema proposto pela banca.

Apenas candidatos que obtiverem, no mínimo, 60% dos pontos totais da prova objetiva, conforme a proporção de até quatro candidatos por vaga para ambos os sexos, incluindo os casos de empate, terão a prova dissertativa corrigida.

Haverá locais de prova em Belo Horizonte e região metropolitana, e nos municípios de Uberaba, Lavras, Governador Valadares, Montes Claros, Divinópolis, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Ipatinga, Uberlândia, Patos de Minas, Pouso Alegre, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni,  Poços de Caldas e Unaí.

A contar da data de homologação do resultado final, o certame ficará válido por 30 dias. Será admitida prorrogação única, por mais 30 dias.

Informações complementares estão disponíveis pelo Edital concurso PM MG 2019 – CFO.




Voltar ao topo

Deixe um comentário