Concurseiros baianos podem comemorar! Depois de confirmar novo edital para soldado da Polícia Militar, o governador do estado, Rui Costa, anunciou novo edital para a Polícia Civil da Bahia (PC BA).
Embora o certame para a PM tenha sido anunciado em janeiro, pela Secretaria de Comunicação Social, a realização de um certame para a Polícia Civil é uma novidade. Costa informou que o concurso realizado no ano passado não foi suficiente para preencher todas as vagas.
Ficam vagos, mesmo depois do último certame, postos nas carreiras de delegado e agente. Por isso, espera-se que o edital do concurso PC BA 2019 contenha vagas para os cargos citados. O quantitativo, no entanto, ainda não foi informado.
Os editais ainda não têm data para serem lançados. Isso porque, para dar andamentos aos trâmites necessários para abertura, o governador precisa formalizar o aval por meio de publicação oficial.
“Na Polícia Civil, no ano passado, ao concluirmos o concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delegados e nem de agentes. Vamos fazer um novo concurso para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia, um pleito das nossas deputadas que é a ampliação do número de DEAMs em várias regiões do nosso estado”, disse Costa.
Último concurso PC BA
Em 2018, a Polícia Militar da Bahia realizou seu último concurso público. Repleto de polêmicas, o certame contou com mil vagas para os cargos de delegado (82), escrivão (38) e investigador (880). A banca organizadora responsável pela seleção foi a Fundação Vunesp.
A escolaridade mínima exigida para investidura das carreiras é ensino superior completo, sendo específico em Direito para delegado.
Os vencimentos iniciais ofertados ficaram entre R$ 3.915,85 e R$ 11.389,96, dependendo do cargo almejado. As jornadas de trabalho a cumprir foram de 40 horas semanais.
As etapas de avaliação do concurso PC BA 2018 contaram com:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Avaliação de aptidão física;
- Exame psicotécnico;
- Prova de títulos;
- Investigação social e conduta pessoal.
Logo depois da realização das avaliações da primeira etapa, muitos candidatos se sentiram prejudicados. Muitos deles reclamaram do método de correção adotado pela Vunesp. Na época, o Ministério Público enviou um ofício solicitando a anulação da correção.
Concurso PC BA 2019: O que estudar?
Enquanto o próximo edital não é publicado, futuros candidatos podem se preparar com base no programa de provas da seleção anterior. De acordo com o regulamento, as provas objetivas foram constituídas pelo seguinte conteúdo programático.
Conhecimentos Gerais (para todos os cargos): Língua Portuguesa, Informática, Atualidades, Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, Medicina Legal, Noções de Administração e Leis Específicas.
Conhecimentos Específicos:
Delegado: Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo, Civil, Empresarial, Processual Civil, Tributário, Ambiental), Legislação Penal e Processual Penal Extravagante, Noções de Direito (Eleitoral e Agrário) e Criminologia.
Investigador: Noções de Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo), Legislação Penal Extravagante.
Escrivão: Noções de Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo), Noções de Estatística e Arquivologia, Legislação Penal Extravagante.