scorecardresearch ghost pixel



PC RN reformula comissão para concurso com 302 vagas!

Polícia Civil do Rio Grande constituiu nova comissão interna para realização do concurso PC RN 2019. Edital terá oportunidades para vários cargos.



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PC RN) publicou no Diário Oficial do Estado os nomes dos integrantes de nova comissão interna para o concurso PC RN 2019.

A comissão anterior foi revogada em outubro do ano passado, depois de recomendação do Ministério Público estadual. Na época, o MP informou que foram constatadas diversas irregularidades na formação de grupo de trabalho, entre elas, a presença de uma estagiária como membro e a não concordância com a Lei Orgânica da Polícia Civil e na Constituição do Estado.

Os novos membros terão que reiniciar todo o processo de organização, uma vez que, todas as ações anteriores também foram revogadas. Entre os principais trâmites a serem realizados estão a elaboração do projeto básico e escolha da banca organizadora.

Somente depois da conclusão deste processo é que o documento com as regras da seleção poderá ser liberado. A partir da retomada do certame, a expectativa é que o edital seja lançado nos próximos meses.

A nova comissão é formada por nove membros, incluindo servidores da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH) e da PC RN. O grupo é presido por José Ediran Magalhães Teixeira.

Concurso PC RN 2019: O que esperar?

Anunciado em 2017, inicialmente o certame teria apenas 157 vagas. Entretanto, pouco tempo depois, em função de questões orçamentárias, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu os preparativos.

No ano passado o concurso foi retomado e, com uma boa notícia. O quantitativo de vagas praticamente dobrou, indo para 302 oportunidades. Os cargos contemplados são:

  • Agente (235 vagas);
  • Delegado (41 vagas);
  • Escrivão (26 vagas).

As carreiras exigem ensino superior completo, sendo específico em Direito para o cargo de delegado.

Atualmente, os vencimentos iniciais ficam em R$ 12.303,27 para delegado e R$ 3.022,11 para as demais carreiras. As jornadas de trabalho a cumprir é de 40 horas semanais.

Há mais dez anos sem divulgar editais de seleção pública, a corporação tem alto número de cargos vagos. Tanto que, em 2016 o Ministério Público publicou portaria para instauração de inquérito civil para realização de novo concurso.

Na época, pelo menos 3.228 cargos estavam vagos. O número corresponde a mais de 3/5 dos 5.150 cargos previstos na Lei Complementar Estadual n.º 270/2004, que institui o quadro permanente da corporação.

O último concurso lançado data de 2008. Na ocasião, o edital abiu 438 vagas para os mesmos cargos previstos.

A banca organizadora foi o Cebraspe, que avaliou os inscritos por meio de provas escritas objetivas e discursivas, avaliação física, prova prática, exame psicotécnico e Curso de Formação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário