O esperado edital para a Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz AL) deve sair ainda este mês. A confirmação veio do próprio governador do estado, Renan Filho.
O edital deve trazer 80 vagas. Dentre elas, 45 para o cargo de auditor fiscal da receita estadual e 35 para auditor de finanças e controle de arrecadação.
Como informado anteriormente, o concurso havia sido encaminhado para análise da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
Os vencimentos podem chegar a R$ 11,5 mil para o cargo de auditor fiscal da receita estadual. Já para o cargo de auditor de finanças e controle de arrecadação, o salário pode chegar a R$ 8 mil. Ambos os cargos tem como requisito nível superior completo em qualquer área de formação.
Último concurso Sefaz AL
A espera pela abertura do edital é grande! E não poderia ser diferente, já que o último concurso do órgão foi em 2002. Na ocasião, foram abertas vagas para as carreiras de agente controlador de arrecadação e técnico de finanças. Ambas demandam nível superior completo.
O concurso de 2002 contou com prova objetiva de 40 questões, sendo 20 de conhecimentos específicos e 20 de conhecimentos gerais.
Como fazem quase 17 anos desde o último concurso, o quadro de funcionários da instituição precisa de renovação. Além do déficit atual, muitos servidores já se encontram em condições de aposentadoria.
O que estudar para concurso Sefaz AL 2019?
Embora o edital não tenha sido publicado, a Sefaz AL já divulgou o conteúdo pragmático do certame. Sendo assim, não é preciso esperar a divulgação do edital para começar os estudos.
De acordo com o projeto básico, o certame contará com uma prova objetiva e discursiva. Confira os conteúdos, de acordo com os cargos ofertados:
Auditor fiscal:
- Contabilidade privada
- Direito – Penal, Civil, Tributário, Administrativo e Constitucional
- Estatística
- Informática
- Legislação Tributária do ICMS
- Língua Portuguesa
- Noções de Economia
- Raciocínio Lógico
Auditor de finanças:
- Contabilidade Pública
- Direito – Tributário, Financeiro, Constitucional e Administrativo
- Economia
- Estatística
- Informática
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
Como a Secretaria não abre editais a mais de 15 anos, é esperado um alto número de concorrentes por vaga.
Por isso, é necessário que os candidatos façam uma boa preparação, com cronogramas de estudos, materiais de boa qualidade e, acima de tudo, muita dedicação. Estes são pontos importantes para alcançar uma boa posição no concurso.