Neste domingo, 3, mais de 129 mil candidatos prestaram as provas do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As avaliações tiveram início às 14h. Os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder 120 questões objetivas e elaborar a redação.
De acordo com o cronograma do certame, os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 19h desta segunda-feira, 4. Candidatos poderão conferir o desempenho na prova por meio do site do Cebraspe, banca organizadora da seleção.
Concorrentes que não concordarem com as respostas poderão entrar com recurso nos dias 5 e 6 de fevereiro. Os formulários também estarão disponíveis pelo site do Cebraspe.
Por ser o foco do certame, o conteúdo de Legislação de Trânsito foi o mais cobrado nas questões objetivas. Além disso, o tema da prova discursiva foi retirado da mesma área.
A redação constou de três tópicos, entre eles, o trabalho da PRF no combate às infrações e a conscientização no trânsito. Candidatos que passaram pelo exame consideraram o tema proposto relativamente fácil.
Para obter aprovação nesta etapa os participantes deverão obter mais de dez pontos no bloco I, 12 pontos no bloco II, seis pontos no bloco III e 48 pontos no conjunto. Serão corrigidas apenas as redações dos habilitados no exame objetivo.
Aprovados e classificados nesta etapa serão conduzidos para a próxima, composta pelo exame de capacidade física. As demais fases que compõem o certame são:
- Avaliação de Saúde;
- Avaliação Psicológica;
- Avaliação de Títulos;
- Investigação Social;
- Curso de Formação.
Concurso PRF 2018 / 2019
Publicado em novembro do ano passado, edital disponibiliza 500 vagas para o cargo de policial rodoviário federal. Os requisitos para investidura na carreira são ensino superior em qualquer área de formação, porte de Carteira Nacional de Habilitação a partir da categoria “B”, entre outros.
A partir deste ano, o vencimento inicial da carreira é de R$ 10.357,88.