O aguardo concurso público do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) está prestes a ser lançado! Nesta terça-feira, 27, a Assessoria de Imprensa do órgão confirmou que o prazo anteriormente divulgado será cumprido.
Assim sendo, além de continuar previsto, o documento com as regras da seleção será publicado até 30 de março, próximo sábado.
No dia 11 de março, o órgão afirmou que os trâmites necessários estavam sendo feitos para que o edital fosse liberado até o final do mês. Uma vez que esta é a última semana para cumprimento do prazo, o Detran SP se posicionou sobre o assunto.
De acordo com o setor de Comunicação do Departamento, a Fundação Cargos Chagas (FCC), banca organizadora responsável pelo certame, está realizando os últimos ajustes. Apesar disso, não informou a data exata de liberação do documento.
O Detran SP também não deu mais detalhes sobre o concurso, como por exemplo, cronograma e etapas de avaliação. Isso porque, antes de ser disponibilizado no Diário Oficial e site da banca, o edital passará por uma última revisão.
De acordo com a Lei Complementar nº 1.328, de 11 de julho de 2018, o edital deveria ter sido publicado até 7 de janeiro. Entretanto, a publicação sofreu considerável atraso em função dos Decretos 63.979/18 e 64.069/19, do governador João Doria. Ambos tinham o intuito de reduzir despesas com pessoal e encargos socais.
Na época, a Assessoria de Imprensa do Departamento de Trânsito informou que, em relação ao atraso, o órgão estava trabalhando na adequação do edital e que, tão logo o procedimento fosse concluído o documento seria publicado.
Concurso Detran 2019: Vagas nos níveis médio e superior
Autorizado pelo ex-governador, Márcio França, o concurso terá 575 vagas. As oportunidades serão distribuídas entre as carreiras de oficial de trânsito I (375) e agente de trânsito I (200). Enquanto a primeira exige apenas ensino médio, a segunda, além de formação em nível superior, demanda porte de Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, na categoria “B”.
As remunerações iniciais previstas são de R$ 1.863,00 e R$ 4.657,50, respectivamente.
Os candidatos devem ser avaliados por meio de prova objetiva (conhecimentos básicos e específicos), além de avaliação documental. O último certame do órgão foi lançado em 2013 e recebeu mais de 311 mil inscrições. Na época, foram abertas 1.200 vagas.
Segundo o edital, foram cobradas questões das seguintes disciplinas: