scorecardresearch ghost pixel



Concurso Exército EsPCEx sairá no primeiro semestre

São previstas mais de 400 vagas para nível médio. Rendimentos podem chegar a R$ 6.993,00.



A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada em Campinas – SP, deve divulgar o edital para a realização de concurso público ainda no primeiro semestre. Todos os anos, a instituição publica um novo edital, geralmente entre os meses de abril e maio.

São previstas para este ano mais de 400 vagas para nível médio. O último concurso público da EsPCEx, divulgado em 2018, disponibilizou 445 vagas, sendo que 400 eram destinadas a candidatos do sexo masculino, e 45 para o sexo feminino.

Os interessados devem

  • ser brasileiros natos;
  • com idade entre 17 e 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no Curso de Formação;

Para a matrícula no curso CFO/LEMB, outro requisito é a altura do candidato: mínima de 1,60 m para sexo masculino e de 1,55 para sexo feminino. Para candidatos do sexo masculino com até 16 anos, a altura mínima é de 1,57 m, desde que um exame especializado revele que ainda existe possibilidade de crescimento.

Os candidatos menores de 18 anos precisam da autorização do responsável para se submeter ao concurso da EsPCEx e para realizar a matrícula no CFO/LEMB, caso sejam aprovados e classificados.

Durante o curso, o aluno recebe um vencimento mensal e assistência médica, odontológica e psicopedagógica. Ao ser considerado Aspirante-a-oficial, que é o primeiro posto da carreira após a conclusão da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o aluno passa a receber aproximadamente R$ 6.993,00.

Etapas do Concurso Exército EsPCEx 2019

O concurso é dividido em duas etapas. Na primeira, é realizado o Exame Intelectual (EI), uma prova escrita de caráter eliminatório e classificatório realizada por todos os candidatos, em diversos estados do país.

O EI é aplicado em dois dias consecutivos. No primeiro, os candidatos fazem as provas de Português (20 questões de peso 2), Física (12 questões de peso 1), Química (12 questões de peso 1) e Redação (questão discursiva).

No segundo dia, são realizadas as avaliações de Matemática (20 questões de peso 2), Geografia (12 questões de peso 1), História (12 questões de peso 1) e Inglês (12 questões de peso 1).

Na segunda etapa são realizadas:

  • Inspeção de Saúde (IS);
  • exame de Aptidão Física (EAF);
  • avaliação Psicológica (Avl Psc); e
  • comprovação dos requisitos para a matrícula, nesta ordem, e todas com caráter eliminatório.

Durante a comprovação, os candidatos convocados para as vagas reservadas, que se autodeclararam pretos ou pardos, são submetidos a uma comissão para verificação desta declaração.

Curso de Formação

Após a aprovação, o candidato faz o curso de formação, de nível superior. O mesmo tem duração de cinco anos e ocorre em regime de internato. O primeiro ano do curso é realizado na EsPCEx, e o militar em formação é considerado Aluno.

Do segundo ano em diante, o curso é realizado na AMAN, localizada em Resende – RJ, e o aluno recebe o título de cadete.

Nesse segundo momento do curso, o cadete do sexo masculino pode optar pelos cursos de:

  • Infantaria;
  • Cavalaria;
  • Artilharia;
  • Engenharia;
  • Comunicações;
  • Intendência;
  • Material Bélico.

Já as opções de curso para Cadetes do sexo feminino são Intendência ou Material Bélico.




Voltar ao topo

Deixe um comentário