scorecardresearch ghost pixel



Concurso Guarda Metropolitana de Palmas-TO está autorizado!

Certame terá 50 vagas mais formação de cadastro de reserva. Investidura na carreira demanda ensino médio completo.



Depois de onze anos sem realizar concursos, a Guarda Metropolitana de Palmas, no Tocantins, deve divulgar novo edital em breve. Esperada desde 2017, a seleção pública finalmente foi autorizada.

O decreto com aval para realização do certame foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 28. O concurso terá oferta de 50 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva.

Nesse sentido, a expectativa é que a reserva de vagas seja amplamente utilizada. Isso porque, de acordo com informações do próprio município, atualmente a vacância na Guarda é de 412 servidores.

A escolaridade mínima para concorrer às vagas é ensino médio completo. Além disso, os concorrentes devem ter idade entre 18 e 45 anos e altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Os vencimentos atuais do cargo ainda não foram confirmados pela prefeitura.

Além dos vencimentos básicos os guardas têm direito a auxílio-alimentação, adicional noturno e 30% de adicional de periculosidade. Os profissionais ainda têm estabilidade e possibilidade de progressão na carreira.

O decreto nº 1.705, que autoriza a abertura de concurso, foi assinado pela prefeita Cinthia Ribeiro durante evento evento em comemoração aos 26 anos da Guarda Metropolitana de Palmas.

A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, reforçou que o concurso representará uma renovação de 25% do efetivo.

“Muitos dos nossos guardas já estão com tempo de serviço para aposentadoria, e além de recompor o quadro, esse certame representa um fortalecimento na instituição pois, possibilita a implementação desse projeto de segurança pública de qualidade à serviço da população”.

Último concurso Guarda Metropolitana de Palmas foi em 2007

O último concurso realizado pela Guarda Metropolitana de Palmas contou com 100 vagas, sendo 90 para o sexo masculino e dez para o sexo feminino. Os aprovados tiveram salário inicial de R$ 794,28 com acréscimo dos benefícios listados acima.

Na época, os inscritos foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Prova objetiva;
  • Avaliação médica;
  • Teste de aptidão física;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social da vida pregressa;
  • Curso de Formação Profissional.

A avaliação de conhecimentos versou sobre conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Tocantins, além de Conhecimentos Específicos.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário