O concurso da Polícia Civil do Espírito Santo (PC ES) está com as inscrições abertas. O edital, divulgado na última sexta-feira, dia 22, oferece 33 vagas para admissão ao cargo de delegado. Desse total, duas são reservadas para pessoas com deficiência.
Para concorrer a uma das vagas disponíveis, o candidato deve ter concluído o curso de Direito. A participação no certame também exige experiência de no mínimo três anos em prática forense, após a conclusão do curso, ou de atividade policial em qualquer instituição de segurança pública, devidamente comprovada.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de abril de 2019, pelo site do Instituto Acesso, que é a banca organizadora do certame.
A taxa de inscrição é de R$ 138,00. Podem solicitar isenção de pagamento desse valor os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), candidatos que declararam isento no Imposto de Renda e doadores de medula óssea devidamente cadastrados.
A remuneração inicial dos candidatos aprovados será no valor de R$ 10.058,56. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.
Etapas do concurso PC ES 2019
O concurso delegado PC ES será composto de sete etapas para avaliar os candidatos. São elas:
- Prova escrita de conhecimento objetivo – caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva – caráter eliminatório e classificatório;
- Exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico – caráter eliminatório e classificatório;
- Prova oral – caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos – caráter classificatório e comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial – caráter eliminatório;
- Sindicância de vida pregressa – caráter eliminatório;
- Curso de Formação Profissional – caráter eliminatório.
A prova objetiva, que é a primeira etapa do concurso, será aplicada no dia 14 de julho. A avaliação será composta por 120 questões de múltipla escolha, distribuídas por áreas de conhecimento.
O conteúdo programático de exame inclui: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Criminologia, Direitos Humanos, Direito Civil, Legislação Estadual e Medicina Legal Judiciária.
Já a prova discursiva, que corresponde a segunda etapa do certame, será constituída de peça prática, uma questão de Direito Penal, uma questão de Direito Processual Penal e uma questão de Direito Constitucional.
As cinco primeiras etapas do concurso serão realizadas pelo Instituto Acesso. As demais serão executadas pela própria Polícia Civil do Espírito Santo.
O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.
Mais informações sobre o certame estão disponíveis no Edital concurso delegado PC ES 2019.