scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC-ES: NOVO edital com 1.000 vagas em 2024; último foi em 2018

Devido ao grande déficit no efetivo, a Polícia Civil do Espírito Santo irá liberar em breve um novo edital. São esperadas mais de mil vagas.



Para tentar solucionar a crise de profissionais enfrentada pela Polícia Civil do Espírito Santo, a entidade irá abrir edital para um novo concurso público. A expectativa é de que mil vagas sejam ofertadas no novo certame. As oportunidades serão ofertadas para cargos na área investigativa, visto a urgência para aumentar a capacidade de investigação de crimes no estado.

Veja também: Salário de até R$ 12.000! Concurso Embrapa 2024 terá 1.061 vagas após 15 anos

Devido ao alto déficit de profissionais na área, a Polícia Civil do ES está com dificuldades para realizar as investigações criminais, afetando diretamente a eficiência da resolução de casos criminais. Segundo o delegado-geral da PC-ES, José Darcy Santos Arruda, o novo concurso tem o intuito principal de fortalecer a capacidade investigativa da corporação, entrando em sintonia com as políticas do governo estadual.

O último concurso para a PC-ES foi realizado em 2018, de responsabilidade da banca organizadora Instituto AOCP. Ao todo, foram 173 vagas para cargos de nível médio e superior. Com a promessa de mil vagas, é possível que o número de candidatos inscritos seja alto, aumentando a concorrência das oportunidades liberadas.

Déficit no efetivo da Polícia Civil no Espírito Santo

A recente criação da Polícia Científica no estado levou a transferência de mais de 500 servidores, fato agravado pela ausência de concursos entre os anos de 2015 a 2018. Com isso, as investigações dos crimes cometidos no estado foram seriamente afetadas. Segundo o Ministério Público do Espírito Santo, apenas 5% das denúncias criminais são devidamente investigadas.

Em algumas unidades, como a DPCA e o DHPP, enfrentam acúmulo no número de casos. Na DHPP, uma força tarefa foi realizada no intuito de reduzir o número de inquéritos pendentes. Vale ressaltar que o Espírito Santo é um dos estados mais eficientes na resolução de casos de homicídio. Em contrapartida, a DPCA necessita de reforço imediato no quado de delegados, visto a paralisação de mais de 13 mil procedimentos.

Por fim, o governador do estado confirmou que os preparativos para o concurso já estão em andamento, principalmente para a seleção de Investigadores. Contudo, por ser um alto número de vagas prometidas, é possível que o concurso PC-ES 2024 conte com oportunidades também para outros cargos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário