scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC RJ depende de aval do Conselho para liberação dos editais

Polícia Civil do Rio de Janeiro se prepara para realização de novo certame. A expectativa é que os editais sejam publicados até julho.



O concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ) segue como um dos mais aguardados do estado. No entanto, para ser realizado, o certame depende de aval do Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal, ligado ao Ministério da Economia.

A boa notícia aos concurseiros interessados é que, o órgão informou ao jornal O Dia que “sendo comprovadas as vacâncias (por aposentadoria e morte), não haverá obstáculo para a medida”.

No final de janeiro o governador Wilson Witzel falou sobre a intenção de realizar concurso para preenchimento de mil vagas na corporação. Contudo, na ocasião foi ressaltada a necessidade de apresentar ao conselho estudo sobre a viabilidade financeira para a contração de mil novos servidores.

Na ocasião, o secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga, apontou que as chances serão voltadas para delegados, agentes e peritos.

Ainda de acordo com a mesma fonte, os conselheiros disseram que ainda não receberam o estudo. Além disso, ressaltaram que a Lei Complementar 159 de 2017, que dispõem sobre o Regime de Recuperação Fiscal dos estados, impede a realização de seleções públicas, “ressalvadas as hipóteses de reposição de vacâncias”.

“Se houver vacâncias suficientes para o preenchimento dos cargos, não há óbice para as contratações”, informaram os conselheiros ao jornal O Dia.

Assim sendo, as autorizações são apenas para preenchimento de cargos vagos. A vacância de postos só pode ser contabilizada a partir de setembro de 2017, quando o Rio de Janeiro aderiu ao regime.

De acordo com levantamento do Fundo Único de Previdência Social do Estado (Rioprevidência), até janeiro deste ano a PC RJ registrou 513 aposentadorias.

Concurso PC RJ 2019: Editais podem sair até julho

No último mês de fevereiro, durante entrevista à Rádio CBN Rio, o secretário de Polícia Civil sinalizou que os editais do concurso PC RJ 2019 podem sair até julho. Além disso, informou que os documentos serão publicados separadamente.

Durante a mesma entrevista, ele informou que as vagas serão distribuídas entre as carreiras de auxiliar e técnico de necropsia, delegado, inspetor e perito legista. Na ocasião, Braga informou ainda que a comissão se reúne a todo momento.

“Alguns editais já estão sendo preparados. Todas as etapas estão sendo cumpridas muito rapidamente”, informou o secretário.

De acordo com ele, o primeiro edital a ser publicado será para delegados. Em seguida, deve ser divulgado o documento para o cargo de inspetor de polícia.

O número de vagas para cada cargo ainda não foi informado. Contudo, há expectativa de vagas para todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos iniciais variam entre R$ 4.506,27 e R$ 18.747,95, a depender da carreira almejada.

Atualmente, a carência de servidores da corporação chega a 60%, número que preocupa a instituição e pede contração urgente de pessoal. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Rio (Sindpol), dos 23.800 cargos previstos em lei, apenas 9 mil estão ocupados.

Desse total, cerca de 2.500 já reúnem condições para se apontar, o que pode pior ainda mais o déficit de agentes da PC RJ.




Voltar ao topo

Deixe um comentário