scorecardresearch ghost pixel



Governo publica decreto com novos critérios para autorização de concursos

Documento com as regras de autorização para novos concursos públicos federais foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29.



Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29, o decreto nº 9.739, que dispõem sobre as regras de autorização de concursos públicos federais. O documento foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes.

De acordo com o documento, as solicitações de aval para novos concursos poderão ser realizadas até 31 de maio de cada ano. Os pedidos deverão ser encaminhados para o Ministério da Economia, contendo:

  • A justificativa da proposta, caracterizada a necessidade de fortalecimento;
  • Identificação sucinta dos macroprocessos, dos produtos e dos serviços prestados pelos órgãos e pelas entidades;
  • Os resultados a serem alcançados com o fortalecimento institucional.

O Ministério da Economia analisará as propostas com base nas diretrizes do artigo 2º (que trata do fortalecimento institucional), emitirá parecer sobre sua adequação técnica e orçamentária e proporá ou adotará os ajustes e as medidas que forem necessários à sua implementação ou seu prosseguimento.

As solicitações que gerarem aumento de despesa serão acompanhadas  da estimativa de impacto orçamentário-financeiro no exercício em que entrar em vigor e nos dois exercícios subsequentes. Ademais, o órgão deverá fornecer previsão do mês de ingresso dos novos servidores no serviço público.

Novas regras para publicação de edital

Em relação aos editais dos certames da União, a publicação deverá ser feita, integralmente, no Diário Oficial da União, com antecedência mínima de quatro meses da realização da primeira prova.

O prazo poderá ser reduzido, entretanto, será necessário justificar ao ministro de Estado, permitida a subdelegação para o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Outro ponto importante a ser destacado é que o edital deverá apresentar o quantitativo de vagas necessário para o provimento, limitando, então, o número de aprovados no certame. Com isso, o ministro da Economia poderá conceder aval para realização de concurso para formação de cadastro de reserva, visando provimento futuro.

Sobre o cadastro de reserva dos certames, a nomeação dos aprovados será de competência da administração pública federal, dependendo de autorização do ministro da Economia.

Por meio de motivação expressa, durante o prazo de validade da seleção pública, o ministro da Economia poderá autorizar a nomeação de candidatos aprovados e não convocados, que ultrapassem em até 25% o quantitativo inicial de vagas. Antes do decreto, o percentual era de 50%.

O decreto estabelece, ainda, a quantidade máxima de aprovados. Confira:

Autorizações para Polícia Federal, AGU e carreira de diplomata

Em relação aos novos certames da Polícia Federal, o aval para o cargo de policial federal dependerá exclusivamente do diretor-geral da corporação.

Entretanto, a autorização deverá ocorrer apenas quando o número de vagas exceder a 5% dos respectivos cargos ou com menor percentual de cargos vagos, de acordo com a necessidade e a critério do Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública.

Outra situação específica é da Advocacia Geral da União (AGU). O órgão poderá prover cargos de procurador sem solicitar aval do Ministério da Economia. Da mesma forma, o preenchimento de postos na carreira de diplomata dependerá apenas de aval do ministro de Estado das Relações Exteriores.

Confira o Decreto nº 9.739.




Voltar ao topo

Deixe um comentário