scorecardresearch ghost pixel



Ibama mandará novo pedido de concurso com 1.888 vagas

O último pedido da instituição não teve resposta. Entretanto, Ibama deve realizar novo pedido ao Ministério da Economia.



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em breve, vai enviar nova solicitação de concurso! Após ter o pedido rejeitado pelo extinto Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, novo requerimento será feito ao Ministério da Economia.

Na nova solicitação, a instituição deve manter o mesmo quantitativo do pedido anterior, 1.888 vagas. Dentre elas, há oportunidades para nível médio (759 vagas), e nível superior (1.129 oportunidades).

Concurso Ibama 2019: Entenda a situação

Este não é o primeiro pedido de concurso realizado pelo órgão. Em 2017 e no ano passado o Ibama tinha requerido certame com 1.630 vagas. Entretanto, o último até agora sem resposta. A necessidade de concurso é devido o alto número de aposentadorias e desligamentos previstos.

Portanto, a instituição precisa de novos funcionários para todas suas unidades, para atenuar o atual déficit de servidores.

Atualmente, houve mudanças nas autorizações de concurso. Antes, o setor encarregado era o Ministério do Planejamento, que foi extinto pela gestão de Jair Bolsonaro. Agora, o Ministério da Economia é a pasta que cuida de suas atribuições.

Último concurso Ibama

É grande a espera pelo concurso IBAMA 2019. O que não seria diferente, já que os últimos certames da instituição ocorreram entre 2012 e 2014.

Em 2012 foram 108 oportunidades para analistas ambientais, 61 para analista administrativo e 300 para técnico administrativo. Na ocasião, 18 estados foram contemplados, incluindo o Distrito Federal.

Sendo que vagas foram para as áreas de proteção e controle da qualidade ambiental, regulação, licenciamento ambiental, controle, monitoramento,fiscalização e auditoria ambiental.

Como ainda não foi aberto nenhum edital, não há de fato um conteúdo programático para seguir. Apesar disso, para aqueles que não querem perder tempo, uma boa forma de já começar os estudos é se baseando no último edital aberto.

Confira o conteúdo programático cobrado na última seleção:

Analista Administrativo: Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional,Língua Portuguesa, Matemática, Informatica, Atualidades, Raciocínio Lógico,Administração Geral e Pública, Administração Orçamentária, Legislação do Setor de Meio Ambiente, Orçamento Público, Gestão de Pessoas e Administração de Recursos Humanos.

Analista Ambiental: Atualidades, Ética no Serviço Público, Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos (por tema), Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação do Setor de Meio Ambiente.

Técnico Administrativo: Noções de Administração, Ética no Serviço Público, Noções de Gestão de Pessoas, Matemática, Atualidades, Língua Portuguesa, Informática, Direito Administrativo, Noções de Arquivologia, Noções de Direito Constitucional, Legislação do Setor de Meio Ambiente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário