TCE AM está realizado levantamento para novo concurso

Tribunal de Contas do Amazonas, em breve, deve divulgar novo edital de seleção. São aguardadas vagas de nível superior para a área de apoio.



O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE AM) se prepara para realizar novo concurso público! O início dos preparativos foram confirmados pelo próprio órgão. Nesta quarta-feira, 27, a Assessoria de Imprensa afirmou que um levantamento de cargos já está sendo realizado.

Após a conclusão será possível verificar quais serão os cargos contemplados pelo próximo edital. Ainda que as carreiras não tenham sido confirmadas, espera-se que, assim como na seleção anterior, sejam oferecidas vagas em funções de nível superior.

Na internet, há rumores que o quantitativo ofertado será de 100 vagas. No entanto, o setor de Comunicação afirmou que esta é uma estimativa inicial da presidente do órgão, Yara Lins dos Santos. Porém, a quantidade oficial de oportunidade ainda não está fechada.

A realização de novo concurso ainda este ano é necessária, sobretudo, pela quantidade de aposentadorias previstas. Até o fim de 2019 cerca de 250 servidores do TCE AM poderão se aposentar. Uma vez que o órgão não tem edital válido, a única forma de preencher vagas efetivas é por meio de nova seleção pública.

O anúncio do concurso TCE AM 2019 foi feito em dezembro do ano passado por Yara Lins e pelo vice-presidente do órgão, conselheiro Mário de Mello.

Últimos concursos TCE AM

Os últimos concursos do Tribunal de Contas do Amazonas, foram realizados entre 2012 e 2015, sendo que, para cargos de apoio a última seleção data de 2013.

Em 2015 foi publicado um edital para auditor fiscal. Na época, aprovados tiveram ganhos iniciais superiores a R$ 28 mil. Em 2013 foi a vez do cargo de analista técnico de controle externo e em 2012 das áreas de auditoria de obras públicas e tecnologia da informação.

Para ambos as remunerações ficaram em R$ 5,5 mil, além dos benefícios.

Todos os certames tiveram organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). As etapas de avaliação constaram de provas objetivas e discursivas, englobando matérias de Conhecimentos Gerais e Específicos.

Em 2013, por exemplo, quando foram abertas chances para analista técnico, os concorrentes responderam itens acerca das seguintes áreas:

  • Analista técnico de controle externo – Ministério Público 

Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa e Controle Externo;

Conhecimentos Específicos: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Financeiro, Direito Civil e Direito Processual Civil.

  • Analista técnico de controle externo – Auditoria Governamental 

Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa e Controle Externo;

Conhecimentos Específicos: Contabilidade Geral, Contabilidade Pública, Normas de Auditoria Governamental, Administração Financeira e Orçamentária,  Direito Administrativo e Direito Constitucional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário