scorecardresearch ghost pixel



Cadastro Positivo sofre mudanças na adesão de consumidores

De acordo com novas mudanças aprovadas, a adesão de consumidores no Cadastro Positivo será feita de modo automático daqui 150 dias.



O Cadastro Positivo, criado em 2011 e em vigor desde 2013, é um banco de dados que considera todas as contas pagas pelo consumidor. Dessa forma, é possível construir um histórico de bom pagador e facilitar a aprovação de créditos e financiamentos.

No dia 8 de abril, o atual presidente Jair Bolsonaro, sancionou o projeto no qual altera o Cadastro Positivo, de modo que a adesão será automática daqui 150 dias.

De acordo com o SPC e a CNDL, a consequência dessa alteração será a maior democratização do acesso ao crédito. Uma campanha de comunicação começará a ser veiculada nos próximos 90 dias, com a intenção de conscientizar os cidadãos sobre as novas regras.

Veja também: Banco Inter oferece empréstimo sem consulta ao SPC/Serasa

Além disso, com as novas mudanças, os bancos poderão incluir nomes de consumidores na lista sem a necessidade de autorização prévia. O mesmo fato já ocorre com a lista de inadimplentes do SPC e Serasa.

Cadastro Positivo e suas finalidades

O Cadastro Positivo apresenta o histórico de pagamento do consumidor. É um serviço gratuito oferecido pelo Serasa, no qual todas as pessoas podem se cadastrar.

A finalidade do Cadastro Positivo é auxiliar o indivíduo na hora da aprovação de crédito, de modo a obter maior facilidade e menores juros, uma vez que, se possuir um histórico de pagamentos positivo e em dia, poderá passar maior credibilidade para as empresas.

Os dados registrados no Cadastro Positivo serão utilizados exclusivamente para auxiliar na análise de crédito, por bancos, financeiras e prestadoras de serviço em geral.

Mudança aprovada

A principal mudança é no modo de entrada dos consumidores no Cadastro Positivo. Com a alteração, todas as pessoas entram automaticamente no banco de dados, porém, os consumidores não são obrigados a continuar no cadastro.

Para sair da lista do Cadastro Positivo, o usuário deve solicitar a exclusão de seus dados gratuitamente, a qualquer momento. A solicitação deve ser realizada pelo SAC 0800 887 9105. Desse modo, as informações saem ineditamente do banco de dados e ficam indisponíveis para consulta.

Porém, o consumidor que desejar voltar para o Cadastro Positivo poderá se reinscrever quando quiser por meio do SAC ou do site.

Principais Vantagens

As principais vantagens para as pessoas que participarem do Cadastro Positivo são uma análise de crédito mais abrangente e certeira, possibilitando melhores prazos e menores taxas de juros. Tais vantagens dependem da análise se cada empresa, visando facilitar a aprovação de créditos e financiamentos.

O governo possui a expectativa de que o Cadastro Positivo tornará o acesso ao crédito mais democrático, incluindo assim, pessoas que antes não possuíam essa possibilidade.

Desvantagens de solicitar a exclusão do Cadastro Positivo

O usuário que solicitar sua saída da lista do Cadastro Positivo será avaliado com base em informações restritivas e com a consulta a lista de negativados do SPC e Serasa.

Desse modo, ao solicitar um tipo de crédito, a análise das informações de pagamento presentes no Cadastro Positivo não poderão ser consultadas, visto que não haverá informações no banco de dados do site.

Atraso no pagamento de uma conta não prejudicará o Cadastro Positivo

Caso um bom pagador se esqueça ou até mesmo atrase o pagamento de alguma conta, não haverá danos em seu Cadastro Positivo. Isso ocorre devido as empresas darem maior importância ao conjunto das informações presentes no cadastro, não apenas a um fato isolado.

Empresas também serão inseridas automaticamente

Todas as regras válidas para os consumidores em pessoa física também serão aplicadas para empresas, visto que elas também possuem relacionamento comercial com fornecedores e clientes.

Juros poderão diminuir com o Cadastro Positivo

Ao possuir acesso ao histórico de pagamento realizado pelos consumidores, as empresas de crédito conseguirão realizar uma maior e melhor análise sobre os hábitos de compra e pagamento de seu possível cliente.

Dessa forma, a expectativa é que ocorra uma diminuição na inadimplência por lado dos usuários, fato que auxilia na redução da taxa de juros devido aos pagamentos em dia.

Além disso, com a disponibilização das informações para todo o mercado financeiro, o Cadastro Positivo pode incentivar a concorrência sobre a taxa de juros entre as instituições financeiras e o mercado de crédito. Anteriormente, apenas os grandes bancos possuíam acesso a esses dados.

Formação do Score

O score de crédito é o resultado da análise dos hábitos de pagamento do usuário, de seus dados cadastrais e de suas relações com as empresas que possui o costume de comprar.

A importância de cada uma dessas informações é dado de acordo com um levantamento sobre as características financeiras de um consumidor e de acordo com a análise de outros consumidores com os mesmos hábitos financeiros.

Desse modo, é possível saber características de um consumidor ao compará-lo com outras pessoas que fazem parte do seu mesmo grupo de pontuação da nota do score.

Logo quando o Cadastro Positivo iniciar suas operações, o consumidor poderá consultar seu histórico de pagamentos de forma gratuita no site do SPC Brasil ou por telefone, através do SAC 0800 887 9105.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário