scorecardresearch ghost pixel



Como funciona um cartão de crédito pré-pago?

Serviço facilita o controle de gastos, e é uma boa opção para pessoas que estão com o nome sujo ou que não podem comprovar renda.



Um cartão de crédito pode ser muito prático em situações de emergência, quando o dinheiro em espécie está em falta, por exemplo. No entanto, tanta facilidade muitas vezes pode resultar em dívidas, caso não haja o planejamento financeiro adequado. Por isso, muitas pessoas estão recorrendo a outra modalidade do serviço: o cartão de crédito pré-pago.

Um cartão de crédito pré-pago funciona de forma semelhante a um celular pré-pago, ou até mesmo a um cartão de débito. O usuário faz uma recarga de determinada quantia, e pode utilizar o cartão como quiser enquanto houver limite. Esse crédito pode ser utilizado para compras online e em lojas físicas, e não há opção de parcelamento.

O serviço pode ser utilizado em situações que exigem certo controle de gastos, como uma viagem, ou mesmo para ter mais praticidade e segurança, já que não seria necessário levar dinheiro.

Veja também: Correios oferece conta digital com cartão de crédito para negativados no SPC/Serasa

Outra vantagem é que o cartão pré-pago é mais fácil de ser aprovado que o comum, pois não há consulta aos órgãos de proteção ao crédito. Ele também não é vinculado a nenhuma conta ou agência bancária.

É uma boa opção para pessoas que estão com o nome sujo, e não conseguem fazer um cartão de crédito ou abrir uma conta no banco. Além disso, é uma alternativa mais fácil para aqueles que não podem comprovar renda.

Há dois tipos de cartão de crédito pré-pago. Um deles é o nacional, que pode ser utilizado apenas no Brasil, já que o crédito é carregado em reais. O outro tipo é o cartão internacional, que pode ser carregado em moedas estrangeiras, e portanto, pode ser utilizado no exterior. Esta é uma boa opção para viagens internacionais ou compras em sites estrangeiros.

O pagamento do cartão pré-pago pode ser realizado de duas formas, que são boleto bancário ou cartão de débito. No boleto, o valor dos créditos inseridos pode ser validado em até 48 horas. Já no débito, esse prazo é de no máximo 24 horas.

Prós e contras do cartão pré-pago

Os benefícios do cartão de crédito pré-pago são:

  • O cartão é aprovado na hora;
  • Pode ser utilizado para fazer compras em sites que aceitam somente cartão de crédito como forma de pagamento;
  • Em caso de perda ou roubo, é possível reembolsar o valor dos créditos;
  • É possível contratar serviços que dependem do cartão, como Netflix, Spotify e Uber;
  • Dependendo da bandeira do cartão, o usuário pode participar de programas de fidelidade para acumular pontos e trocar por benefícios;
  • Possibilidade de recarregar com comodidade e segurança, pela internet ou telefone;
  • É possível consultar saldo e compras, por exemplo, através do aplicativo do cartão.

A principal desvantagem do cartão pré-pago é a cobrança de tarifas. Há uma taxa de adesão quando o cartão é solicitado. Além disso, alguns cartões podem cobrar uma mensalidade quando há saldo, similar a tarifa de administração de conta corrente. Também podem ser cobradas taxas por saques, recargas via boleto e emissão de 2ª via.




Voltar ao topo

Deixe um comentário