scorecardresearch ghost pixel



Concurso DP DF: edital tem mudanças nas datas das inscrições e provas

Com as alterações, todo o cronograma do certame foi retificado. Solicitação da isenção da taxa de inscrição foi reaberta e pode ser feita até 21 de abril.



O edital do concurso da Defensoria Pública do Distrito Federal (DP DF) foi retificado. Publicado no início de março deste ano, o certame teve alterações nas datas de inscrição e realização das provas.

Organizada pela Cebraspe, a seleção teve todo o cronograma retificado. As inscrições, que seriam realizadas entre 24 de abril a 13 de maio, agora estarão abertas a partir das 10h do dia 10 de maio e seguirão até às 18h do dia 29 do mesmo mês.

Devido as alterações no cronograma, a solicitação da isenção da taxa de inscrição foi reaberta e pode ser feita até às 18h do dia 21 de abril.

Os candidatos contemplados são aqueles que comprovem recebimento de benefício de programa social do Governo do Distrito Federal (GDF) ou tenham doado sangue a instituições públicas de saúde, pelo menos três vezes, em um período de um ano.

Doadores de medula óssea têm direito a isenção de 50% no valor da taxa de inscrição.

Antes programada para o dia 23 de junho, a prova objetiva será agora realizada no dia 7 de julho. O gabarito preliminar será divulgado na Internet, a partir das 19h, no site do Cebraspe, no dia 10 de julho.

As avaliações discursivas estão previstas para serem aplicadas em 14 e 15 de setembro. O padrão preliminar de resposta será divulgado no dia 16 de setembro, também pelo site do Cebraspe.

Concurso DP DF

O concurso da Defensoria Pública do Distrito Federal(DP DF) oferta 12 vagas de provimento imediato, além da formação de cadastro de reserva, para o cargo de defensor público.

A carreira exige os seguintes requisitos:

  • Ter diploma de bacharel em Direito;
  • Dois anos de prática forense;
  • Inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A remuneração inicial do cargo é de R$ 24.668,75. As jornadas de trabalho são de 30 horas semanais.

Etapas e provas concurso DP DF

O concurso público será realizado em cinco etapas:

  • Prova objetiva – caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva 1 – caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva 2 – caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova oral – caráter eliminatório;
  • Prova de títulos – caráter classificatório.

O exame objetivo contará com 200 questões. Cada prova discursiva será constituída pela elaboração de uma peça processual e quatro questões. Por fim, a prova oral será composta por três questões.

As avaliações versarão sobre o seguinte conteúdo programático:

Prova objetiva: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Criminologia, Direito Processual Penal, Direito da Criança e do Adolescente,

Direito do Consumidor, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Empresarial, Direitos Humanos, História, Organização, Princípios e Normas Institucionais da Defensoria Pública e da Defensoria Pública do Distrito Federal, Filosofia Jurídica, Sociologia Jurídica e Conhecimentos sobre o Distrito Federal;

Prova discursiva 1: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Penal e Direito Processual Penal;

Prova discursiva 2: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Difusos e Coletivos e Direito do Consumidor;

Prova oral: Grupo I: Direito Administrativo, Direito Constitucional, e Direitos Difusos e Coletivos; Grupo II: Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor; Grupo III: Direito Penal, Direito Processual Penal e Direitos Humanos.

O prazo de validade do concurso é de 24 meses após a data de homologação do resultado final. Será admitida prorrogação única, por mais 24 meses.

Mais informações estão disponíveis no Edital concurso DP DF 2019.




Voltar ao topo

Deixe um comentário