Concurso PC-RJ: até oito instituições concorrem para serem banca organizadora

Escolha da banca organizadora será feita pela Comissão Permanente de Licitações (CPL) da corporação. Edital sai até 45 dias após definição da instituição



A Academia de Polícia do Rio de Janeiro (Acadepol) anunciou nesta segunda-feira (8), que o processo licitatório do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ) será iniciado.

O andamento do certame continua após a finalização da fase de cotação de preços das instituições interessadas em organizar as seleções. Até oito empresas encaminharam suas propostas à corporação.

Nos próximos dias, a expectativa é que após a análise do Departamento de Administração e Finanças (Dgaf) da polícia, os documentos sejam encaminhados à Comissão Permanente de Licitações (CPL). É nela que será decidido se a banca organizadora será escolhida por meio de licitação ou dispensa.

Segundo a Acadepol, dois processos licitatórios estão em transmissão: um para delegado e outro para os outros cargos.

Devem ser escolhidas uma banca organizadora para delegado e outra para os cargos de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, inspetor e perito.

Prazo para publicação dos editais é de até 45 dias

Após as bancas organizadoras serem definidas, a Polícia Civil tem até 45 dias para publicar os editais. Segundo o secretário da PC, delegado Marcus Vinícius Braga, espera-se que os concursos sejam abertos até junho.

Os editais devem ser divulgados isolados, com cronogramas distintos. Isso permitirá que os candidatos possam concorrer a mais de uma função.

Quadro de vagas

A corporação continua trabalhando com o quantitativo liberado no Diário Oficial do estado em 2018, determinado pelo ex-governador Luiz Fernando Pezão: 96 vagas. As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:

  • Auxiliar de necropsia: 6
  • Técnico de necropsia: 4
  • Perito legista: 20
  • Inspetor: 50
  • Delegado: 16

O atual governador do Rio, Wilson Witzel, não deu a autorização formal para a abertura de mil novas vagas na corporação. A expectativa é que o Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal, ligado ao Ministério da Economia, dê o aval oficial, que já é tido como certeza para a pasta.

Caso se considere as recentes aposentadorias da Polícia Civil do RJ – 513 entre setembro de 2017 até janeiro de 2019 -, o número de vagas pode aumentar ainda mais.

As oportunidades serão para todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos chegam até R$18.747,95.

Para acompanhar todas as notícias sobre o concurso da Polícia Civil RJ, acesse aqui. Detalhes sobre funções, remunerações e conteúdo programático, você confere aqui.




Voltar ao topo

Deixe um comentário