scorecardresearch ghost pixel



Cursos de Libras online e gratuitos

Saiba onde encontrar cursos básicos e outras ferramentas para aprender a se comunicar em Libras sem sair de casa.



Um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) pode facilitar a comunicação com portadores de deficiência auditiva e de fala, e consequentemente, contribuir para sua inclusão na sociedade.

A linguagem de sinais é a segunda língua oficial do Brasil. Ainda assim, a maior parte dos brasileiros não sabe se comunicar em Libras.

Com as facilidades obtidas na internet, é possível fazer cursos gratuitos e totalmente online para aqueles que desejam aprender ou se aprofundar nessa língua.

Confira a seguir onde fazer cursos de Libras gratuitos online:

  • Universidade de São Paulo (USP)

A USP disponibilizou em sua plataforma específica, o e-Aulas USP, as aulas da disciplina de Libras. A disciplina, incluindo os materiais, está disponível no e-Disciplinas. É possível fazer também o download das videoaulas. A plataforma é aberta ao público e não exige cadastro.

  • Escola Virtual do Governo (EVG)

O portal EVG, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), oferece o curso gratuito Introdução à Libras. Para ter acesso, basta se inscrever pelo site. O curso tem carga horária de 60 horas e oferece certificado após a conclusão. O conteúdo inclui alfabeto manual, expressão facial, necessidades das pessoas surdas, entre outros.

  • Serviço Social da Indústria (SESI)

O SESI também oferece o curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para acessar o conteúdo, é necessário fazer a matrícula pelo site da unidade de Campo Grande – MS. O curso tem carga horária de 40 horas e há emissão de certificado após a conclusão.

  • Site Cursou

O site Cursou oferece duas opções de curso de Libras em nível básico. A primeira versão possui 31 vídeos didáticos que explicam a aula. A segunda, com apenas 10 vídeos, contém lições sobre o alfabeto em Libras e a formação de palavras e frases. No entanto, não há certificação.

Outras ferramentas para aprender Libras online

Existem outras formas acessíveis de aprender a linguagem de sinais gratuitamente e online. Aplicativo de celular é uma delas. O Librazuka, por exemplo, que surgiu de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes de Ciência da Computação, facilita a comunicação com surdos e mudos.

A ferramenta inclui módulos teóricos, como alfabeto, gramática e números, jogos para auxiliar na fixação do conteúdo, dicionários e até realidade aumentada. O app é gratuito e está disponível para Android.

Há também canais no Youtube que disponibilizam vídeos com lições e conteúdos básicos de Libras. É o caso dos canais Curso de Libras, Libras Escrita, Aprenda Libras, Libras Pernambuco, Educolibras, entre outros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário