Edital Marinha abre inscrições para vagas de nível fundamental

Processo Seletivo da Marinha oferece vagas para Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM).

A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai), em Santa Catarina, anunciou processo seletivo para admissão ao Curso de Formação de Aquaviário (CFAQ-I-C/M-1/2019). Ao todo , a seleção abre 25 vagas.

As oportunidades estão distribuídas entre as funções de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM). Pra concorrer às vagas é necessário ter, no mínimo, 18 anos e ter concluído o ensino fundamental.

O Curso de Formação de Aquaviários é totalmente gratuito e realizado em regime de externato. Os alunos receberão o material do curso gratuitamente. Apesar de não contar com alojamento, os alunos receberão almoço.

Ao término do curso, os aprovados serão nomeados Marinheiro Auxiliar de Convés ou Marinheiro Auxiliar de Máquinas.

A realização do curso, conforme cronograma presente no edital, ocorrerá de 17 de junho a 1º de julho de 2019, na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí – SC.

Inscrições processo seletivo Marinha

O período de inscrições para o presente certame já está aberto. Interessados têm até 20 de maio de 2019 para solicitar a participação. As candidaturas devem ser feitas presencialmente, na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí – SC, Divisão de Ensino Profissional Marítimos, Rua Prefeito Paulo Bauer, n° 1055, Centro.

Será cobrada taxa de inscrição de R$ 8,00.

No ato de inscrição é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Certificado de escolaridade;
  • Comprovante de residência;
  • Título de eleitor;
  • CPF;
  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Comprovante de quitação com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição;
  • Ficha de inscrição preenchida, disponível no anexo do edital.

Provas e etapas

De acordo com as determinações do edital, participantes do processo seletivo da Marinha serão avaliados por meio de quatro etapas, a saber:

  • Prova de conhecimentos;
  • Apresentação dos atestados médicos e teste de suficiência física;
  • Apresentação ao órgão de execução (DelItajai);
  • Matrícula no curso.

Todas as fases serão realizadas na cidade de Itajaí – SC.

A primeira etapa, constituída pela prova de conhecimentos, tem aplicação prevista para o dia 25 de maio de 2019. O exame constará de 20 questões de Língua Portuguesa e Matemática. Serão aprovados os candidatos que não obtiverem nota zero em qualquer uma das provas.

Os 35 melhores classificados serão convocados para o teste de suficiência física. O mesmo será constituído por prova de natação (25 metros sem limite de tempo) e prova de permanência dentro d’água (permanecer flutuando por 10 minuto).

A seleção será válida apenas até o encerramento das matrículas.

Veja mais informações por meio do Processo seletivo Marinha – Curso de Formação de Aquaviário.

Voltar ao topo

Deixe um comentário